Abordagem da alfabetização nos primeiros anos de Ensino fundamental na nova Base Nacional do Ensino Curricular - BNCC

Abordagem da alfabetização nos primeiros anos de Ensino fundamental na nova Base Nacional do Ensino Curricular - BNCC

Autor(a)
Silva, Flaviana dos Santos.
<flaviana.silva@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
06/02/2024
Curso/Outros
Pedagogia
Número de folhas
30
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho discute sobre abordagem da alfabetização no primeiro ano do Ensino Fundamental abordado pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017). Para tanto, foi necessário contextualizar o processo de alfabetização no Brasil através de um levantamento histórico, apresentando também as políticas públicas para alfabetização e seu sentido no contexto educacional. Assim, o objetivo principal deste trabalho é identificar como a BNCC aborda a alfabetização nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida a partir de procedimento metodológico centrado em pesquisa documental e bibliográfica, mediante procedimentos de: localização, reunião, seleção, ordenação e análise de fontes documentais e de leitura de bibliografia especializada sobre o tema da pesquisa. As análises levaram em conta, sobretudo as contribuições Freire (1996), de Mayumi (2017), Mortatti (2010), Soares (2004) entre outros e revelaram que a Base Nacional Comum Curricular possui foco na alfabetização e na escrita, existe uma perspectiva que está por trás da elaboração do texto, nela, o trabalho com algumas relações entre fala e escrita é enfatizado, a memorização, decodificação e a mecânica tornam a Base superficial, visto que ao articular tais objetivos é necessário que ocorra a reflexão sobre o que está sendo aprendido pelos estudantes. 

Abstract

This paper discusses the approach to literacy in the first year of Elementary School addressed by the National Common Curricular Base – BNCC (2017). To this end, it was necessary to contextualize the literacy process in Brazil through a historical survey, also presenting public policies for literacy and their meaning in the educational context. Thus, the main objective of this paper is to identify how the BNCC approaches literacy in the first years of Elementary School. This is a qualitative research developed from a methodological procedure centered on documentary and bibliographic research, through procedures of: location, gathering, selection, ordering and analysis of documentary sources and reading specialized bibliography on the research topic. The analyses took into account, above all, the contributions of Freire (1996), Mayumi (2017), Mortatti (2010), Soares (2004) among others and revealed that the National Common Curricular Base focuses on literacy and writing, there is a perspective that is behind the elaboration of the text, in it, the work with some relationships between speech and writing is emphasized, memorization, decoding and mechanics make the Base superficial, since when articulating such objectives it is necessary for reflection to occur on what is being learned by the students. 

Orientador(a)
Dr.ª Santos, Marta Maria Minervino dos.
Banca Examinadora
Dr.ª Silva, Janaíla dos Santos.
Dr. Santos, Reinaldo Batista dos.
Palavras-chave
Alfabetização.
Educação.
Escrita .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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