Significados e sentidos da medicalização da vida escolar para estudantes na formação inicial em Pedagogia da Universidade de Pernambuco /_ Campus_ Garanhuns
Significados e sentidos da medicalização da vida escolar para estudantes na formação inicial em Pedagogia da Universidade de Pernambuco / Campus Garanhuns
<mariana.arruda@arapiraca.ufal.br>
O advento da educação inclusiva em nossa sociedade surgiu como um movimento fundamental na garantia de direitos dos sujeitos com deficiência que por muito tempo foram subjugados socialmente. Além disso, reconhecemos que grandes avanços no campo da formação docente aconteceram sob a perspectiva inclusiva, todavia, ainda se observa tanto em formações continuadas como iniciais que o discurso biologicista está presente de maneira a reforçar os processos de medicalização da vida escolar. Nesse sentido, a inclusão, quando considerada pelo viés biológico, vem associada ao mote do diagnóstico, em que o discurso médico passa a validar as situações do não aprender. É no gancho desse discurso que as práticas de medicalização da vida estão tão presentes em nossa sociedade, sobretudo nos contextos escolares. Dessa maneira, o presente estudo teve como problema de pesquisa: quais os sentidos e significados da medicalização da vida escolar para estudantes de licenciatura em pedagogia da Universidade de Pernambuco - campus Garanhuns? Para isso, empreendemos o seguinte objetivo geral: compreender os sentidos e significados da medicalização da vida escolar para estudantes de licenciatura em pedagogia da Universidade de Pernambuco - campus Garanhuns. Assumimos, então, como fundamentação teórica a Psicologia Histórico-cultural e os estudos acerca da Medicalização da Vida, estabelecendo os nexos e relações com o processo da formação de professores/as. Realizamos uma pesquisa de campo, do tipo qualitativa, com a utilização da técnica de grupo focal, na qual realizamos cinco encontros com 6 estudantes de graduação do curso de licenciatura em Pedagogia. Os/As estudantes selecionados/as preencheram, inicialmente, um questionário para compreensão dos perfis dos/as participantes da pesquisa e, em seguida, participaram ativamente de todas as proposições realizadas no encontros do grupo. Por fim, a análise dos dados ocorreu à luz da análise do conteúdo, através da discussão das categorias que foram encontradas a partir das falas produzidas no grupo focal. Através desses achados, os sentidos e os significados do grupo apontaram que a medicalização da vida é a condição especializada que conduz a vida do sujeito, logo, a vida passa a ser percebida pelas determinações do saber médico. Concluímos, desse modo, que a discussão sobre medicalização na formação inicial é relevante porque há uma escassa discussão a respeito da temática no espaço da universidade, ecoando nos estudantes em formação inseguranças a respeito das demandas advindas da educação especial na perspectiva inclusiva, pois as questões do não aprender têm a cada dia apresentado aos espaços escolares desafios que mobilizam saberes docentes ainda desconhecidos.
The advent of inclusive education in our society appears as a fundamental movement in guaranteeing the rights of individuals with disabilities who have been socially subjugated for a long time. Furthermore, we recognize that great advances in the field of teacher training have occurred from an inclusive perspective, however, it is still observed both in continuing and initial training that the biologicalist discourse is present in order to reinforce the processes of medicalization of school life. In this sense, inclusion, when considered from a biological perspective, is associated with the motto of diagnosis, in which medical discourse starts to validate situations of not learning. It is on the hook of this discourse that the practices of medicalization of life are so present in our society, especially in school contexts. Thus, the present study had as its research problem: what are the meanings and meanings of the medicalization of school life for undergraduate students in pedagogy at the University of Pernambuco - Garanhuns campus? To this end, we undertake the following general objective: to understand the meanings and meanings of the medicalization of school life for undergraduate students in pedagogy at the University of Pernambuco - Garanhuns campus. We then assume Historical-cultural Psychology and studies on the Medicalization of Life as theoretical foundations, establishing links and relationships with the process of teacher training. We carried out qualitative field research, using the focus group technique, in which we held five meetings with 6 undergraduate students from the Pedagogy degree course. The selected students initially filled out a questionnaire to understand the profiles of the research participants and then actively participated in all propositions made during the group meetings. Finally, data analysis occurred in the light of content analysis, through the discussion of the categories that were found from the statements produced in the focus group. Through these findings, the meanings and meanings of the group indicate that the medicalization of life is the specialized condition that leads the subject's life, therefore, life begins to be perceived by the determinations of medical knowledge. We conclude, therefore, that the discussion about medicalization in initial training is relevant because there is little discussion regarding the topic in the university space, echoing insecurities in students in training regarding the demands arising from special education from an inclusive perspective, as the issues of not learning have every day presented challenges to school spaces that mobilize teaching knowledge that is still unknown.
Dr.ª Aquino, Fabíola de Souza Braz.
Formação docente.
Psicologia histórico-cultural.
Medicalização.