Engajar e ensinar: o papel do professor de português na ampliação da competência comunicativa dos alunos

Engajar e ensinar: o papel do professor de português na ampliação da competência comunicativa dos alunos

Autor(a)
Santos, Matheus Pereira dos.
<matheus.pereira@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
28/03/2025
Curso/Outros
Letras - Língua Portuguesa
Número de folhas
17
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Durante o cumprimento dos Estágios Curriculares Supervisionados obrigatórios ao Curso de Letras – Língua Portuguesa, notei que uma parte dos estudantes presentes às aulas de Língua Portuguesa observadas e/ou regidas costumava ficar mais dispersa que atenta para aquilo que o professor estava ensinando. Pensando na perspectiva de trazer o alunado a se engajar na ampliação de sua competência comunicativa, é importante que o professor tenha capacitação para agir eficientemente diante dessa realidade. Diante disso, o objetivo deste trabalho é refletir, a partir da experiência vivenciada nos estágios, sobre como traçar diferentes estratégias de formação continuada aos professores que lhes habilite a utilizar metodologias que possam promover o desenvolvimento da capacidade comunicativa dos alunos, tanto na fala como na escrita, estimulando seu engajamento para isso e levando em consideração o contexto em que a comunicação está inserida. O corpus deste trabalho se constitui de relatos de observação e de regência de aulas de Língua Portuguesa em uma escola municipal e em uma escola estadual do município de Arapiraca - AL, durante o período dos estágios obrigatórios e da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID). Com as reflexões do dia a dia em sala de aula, sobre as formas como o ensino foi apresentado aos discentes, trago uma reflexão crítica e uma breve proposta de ações, entendendo a formação continuada como um caminho para resultados positivos. A pesquisa é qualitativa-explicativa (Paiva, 2019) e tem como pressupostos as bases da Linguística Aplicada Indisciplinar (Moita Lopes, 2009). Autores como Hymes (1972), Marcuschi (2010), Antunes (2014), entre outros, embasam as análises e discussões. Espera-se que este trabalho possa gerar frutos significativos para a reflexão sobre a importância da formação continuada dos professores e da promoção da capacidade comunicativa dos alunos 

Abstract

During my compulsory supervised internships, I noticed that some of the students in the Portuguese language classes I taught or observed tended to be more distracted than attentive to what the teacher was teaching. Thinking from the perspective of getting students to engage in expanding their communicative competence, it is important that the teacher has the training to act efficiently in the face of this reality. In view of this, the aim of this paper is to reflect, based on the experience gained during internships, on how to outline different strategies for continuing training for teachers that will enable them to use methodologies that can promote the development of students' communicative skills, both in speaking and writing, stimulating their commitment to this and taking into account the context in which communication is inserted. The corpus of this work is made up of reports on observing and teaching Portuguese language classes in a municipal school and a state school in the municipality of Arapiraca - AL, during the period of compulsory internships and participation in the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID). Based on my day-today reflections in the classroom on the ways in which teaching was presented to the students, I present a critical reflection and a brief proposal for action, understanding continuing education as a key to positive results. The research is qualitative-explanatory (Paiva, 2019) and is based on the foundations of Indisciplinary Applied Linguistics (Moita Lopes, 2009). Authors such as Hymes (1972), Marcuschi (2010), Antunes (2014), among others, support the analysis and discussions. It is hoped that this study will bring significant fruit for reflection on the importance of continuing teacher training and the promotion of students' communicative skills.  

Orientador(a)
Dr.ª Oliveira, Eliane Vitorino de Moura.
Banca Examinadora
Dr.ª Amorim, Maria Gorete Rodrigues de.
Esp. Macedo, Wilcley Ferreira de.
Palavras-chave
Professores - Formação continuada.
Linguística.
Língua portuguesa - Estudo e ensino.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
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