Planejamento estratégico aplicando OKR’s em uma microempresa de ensino de Libras.
Planejamento estratégico aplicando OKR’s em uma microempresa de ensino de Libras.
<thayna.silva@arapiraca.ufal.br>
O empreendedorismo desempenha um papel essencial no desenvolvimento econômico da sociedade. Contudo, as micro e pequenas empresas (MPEs) enfrentam uma série de desafios devido à falta de uma estratégia bem definida que garanta a competitividade e a sustentabilidade dessas empresas a longo prazo. O Planejamento Estratégico atrelado aos Objectives and Key Results (OKR) vem sendo replicado em diversas organizações de grande porte, levantando, assim, uma questão inicial sobre o êxito dessa aplicação às MPEs. Este estudo teve como objetivo principal, por meio de uma pesquisa-ação, elaborar e implementar o planejamento estratégico utilizando Objectives and Key-Results (OKR) em uma microempresa de Ensino de Libras. Para tal, realizou-se um diagnóstico estratégico através de entrevista com seus diretores, avaliando os processos existentes e o contexto do negócio e, posteriormente, foram realizadas reuniões dando sequência à execução do projeto. Foram avaliados o impacto ao longo de dois ciclos estratégicos totalizando um semestre. Ao fim do primeiro ciclo estratégico os resultados do estudo apresentados levam a acreditar que houve uma melhoria significativa na gestão organizacional e sustentabilidade financeira e na qualidade do curso e inovação. Contudo, o estudo enfrentou desafios iniciais com relação ao objetivo estratégico de presença digital da marca especificamente nas métricas de conversão e engajamento nas redes sociais, mas que no segundo ciclo foi contornado. Ainda assim, a abordagem permitiu a criação de um sistema contínuo guiado à gestão estratégica com potencial de aplicação, devendo ser aprimorado a cada novo ciclo de aplicação a partir das análises de dados.
Entrepreneurship plays an essential role in the economic development of society. However, micro and small enterprises (MSEs) face a series of challenges due to the lack of a well-defined strategy that guarantees the competitiveness and sustainability of these companies in the long term. Strategic Planning linked to Objectives and Key Results (OKR) has been replicated in several large organizations, thus raising an initial question about the success of this application to MSEs. The main objective of this study, through action research, was to develop and implement strategic planning using Objectives and Key Results (OKR) in a micro company teaching Libras. To this end, a strategic diagnosis was carried out through interviews with its directors, evaluating the existing processes and the business context and, subsequently, meetings were held to continue the execution of the project. The impact was evaluated over two strategic cycles totaling one semester. At the end of the first strategic cycle, the results of the study presented lead us to believe that there was a significant improvement in organizational management and financial sustainability and in the quality of the course and innovation. However, the study faced initial challenges regarding the strategic objective of the brand's digital presence, specifically in terms of conversion and engagement metrics on social media, but this was overcome in the second cycle. Even so, the approach allowed the creation of a continuous system guided by strategic management with potential for application, which should be improved with each new application cycle based on data analysis.
Ma. Almeida, Larissa Farias.
Planejamento estratégico.
Micro e Pequenas Empresas (MPE).
LIBRAS - Ensino.