Arquitetura e arte: análise de instalações artísticas de Judy Chicago, Rachel Whiteread, Lygia Clark, Sallisa Rosa e a criação de um lugar no espaço contruído

Arquitetura e arte: análise de instalações artísticas de Judy Chicago, Rachel Whiteread, Lygia Clark, Sallisa Rosa e a criação de um lugar no espaço contruído

Autor(a)
Santos, Lorena Helen dos.
<helenlorenah8@gmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
21/11/2024
Curso/Outros
Arquitetura e Urbanismo
Número de folhas
64
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho buscou compreender a relação entre arte e arquitetura, através da instalação artística, sendo esta uma das linguagens que mais se aproxima do campo arquitetônico. A problemática tratada no trabalho está na dúvida de como a arquitetura e a arte se relacionam, tendo em vista que as duas áreas ora se afastam e ora se aproximam. O objetivo geral é compreender de que maneira a instalação artística colabora com a criação de um lugar no espaço construído, através da análise das obras de Judy Chicago, Rachel Whiteread, Lygia Clark e Sallisa Rosa. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa exploratória. Compreendeu-se a definição e o histórico da instalação artística, apresentando algumas de suas principais obras e artistas, buscando evidenciar instaladoras mulheres. Em seguida, foram levantadas as definições e exemplos de instalações em sítio específico e do conceito de lugar. Então, direcionou-se para a análise das obras ‘The Dinner Party’ (1974-1979), ‘House’ (1993), ‘A Casa é o Corpo’ (1968) e ‘Topografia da Memória’ (2023), explorando de que modo essas mesmas instalações colaboram para a criação da noção de lugar na arquitetura. Ao final, observou-se que as duas áreas possuem diversos paralelos, tendo como principal resultado a indicação de que arte e arquitetura potencializam a criação do lugar através da valorização da memória. 

Abstract

This work sought to understand the relationship between art and architecture, through artistic installation, which is one of the languages that comes closest to the architectural field. The problem addressed in the work is the doubt of how architecture and art relate to each other, considering that the two areas sometimes move away and sometimes come closer together. The general objective is to understand how artistic installation collaborates with the creation of a place in the built space, through the analysis of the works of Judy Chicago, Rachel Whiteread, Lygia Clark and Sallisa Rosa. The methodological procedures used were bibliographical research and exploratory research. The definition and the history of artistic installation were understood, presenting some of its main works and artists, seeking to highlight women installers. Next, definitions and examples of installations in a specific site and the concept of place were raised. Then, it turned to the analysis of the works ‘The Dinner Party’ (1974-1979), ‘House’ (1993), ‘The House is the Body’ (1968) and ‘Topography of Memory (2023), exploring how these same installations contribute to the creation of the notion of place in architecture. In the end, it was observed that the two areas have several parallels, with the main result being the indication that art and architecture enhance the creation of the place through the valorization of memory. 

Orientador(a)
Dr.ª Barros, Alice de Almeida.
Banca Examinadora
Ma. Santos, Amanda Cristina.
Ma. Silva, Anny Jessyca Garcia.
Dr.ª Gonçalves, Elisabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte.
Palavras-chave
Arquitetura.
Arte .
Arquitetura e arte.
Mulheres artistas.
Arquitetura - Estética.
Instalações (Arte).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
32
Observações


Não foi possível exibir o PDF