Demonstrações do Teorema de Pitágoras

Demonstrações do Teorema de Pitágoras

Autor(a)
Nascimento, Carlos Borges do.
<carlosborgeseegr@gmail.com>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
28/02/2025
Curso/Outros
Mestrado Prof. Mat. Rede Nac. (PROFMAT)
Número de folhas
72
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O objetivo deste trabalho é realçar a importância de uma abordagem investigativa na demonstração e aplicação do Teorema de Pitágoras, para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Busca-se através da abordagem das competências gerais e das habilidades da BNCC, Base Nacional Comum Curricular, compreender as etapas e os níveis de desenvolvimento do estudante, principalmente da Matemática, demonstrar como a compreensão da origem e desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos pode ampliar a teoria e prática dos conteúdos ministrados em sala de aula, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades analíticas e críticas nos alunos. A pesquisa emprega uma metodologia de revisão bibliográfica da BNCC, sites e alguns livros didáticos, analisando textos, estudos e registros históricos relacionados ao Teorema de Pitágoras e à sua evolução ao longo do tempo. Além disso, propõe a criação de um produto educacional - um conjunto de materiais didáticos que inclui demonstrações variadas do teorema, destinado a facilitar o ensino deste conceito fundamental. O intuito é que a incorporação da história na matemática e das origens dos conceitos na educação matemática oferece uma compreensão mais rica e aprofundada dos tópicos abordados. Através do produto educacional ora sugerido, busca-se um aumento no interesse e na compreensão dos alunos sobre o Teorema de Pitágoras, assim como uma melhoria nas suas habilidades de raciocínio lógico e análise crítica. Este estudo destaca a relevância da abrangência da matemática e do conhecimento dos educadores das competências e habilidades destacadas pela BNCC, Base Nacional Comum Curricular, como uma ferramenta valiosa no processo educativo.

Abstract

This study highlights the importance of an investigative approach in demonstrating and applying the Pythagorean Theorem to enhance the teaching and learning process. By addressing the general competencies and skills outlined in the BNCC (Base Nacional Comum Curricular), the research seeks to understand students' developmental stages in Mathematics and demonstrate how knowledge of the theorem’s origins and evolution can enrich both theoretical and practical aspects of classroom instruction. Additionally, it emphasizes the role of historical context in fostering students' analytical and critical thinking skills. The methodology consists of a bibliographic review of the BNCC, websites, and textbooks, analyzing texts, studies, and historical records related to the Pythagorean Theorem and its development over time. Furthermore, the study proposes the creation of an educational product—a set of didactic materials containing various demonstrations of the theorem—to facilitate the teaching of this fundamental concept. The integration of historical perspectives in mathematics education is expected to provide a deeper and more meaningful understanding of the subject. Through this proposed educational resource, the study aims to increase students' interest in and comprehension of the Pythagorean Theorem while enhancing their logical reasoning and critical analysis skills. Ultimately, the research underscores the relevance of mathematical history and educators' knowledge of BNCC competencies and skills as valuable tools in the educational process.

Orientador(a)
Dr. Costa Filho, Wagner Oliveira.
Banca Examinadora
Dr. Bonutti, Moreno Pereira.
Me. Ribeiro, Wagner Xavier.
Palavras-chave
Matemática.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Pitágoras, Teorema de .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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