Uma experiência de educação para as relações de gênero na Educação infantil: estágio na formação de professoras (e de crianças)
Uma experiência de educação para as relações de gênero na Educação infantil: estágio na formação de professoras (e de crianças)
<everlane.mauricio@arapiraca.ufal.br>
Este trabalho tem como objetivo principal discutir como as práticas pedagógicas podem contribuir para a construção da igualdade de gênero na Educação Infantil. Organizado em quatro seções. A primeira seção apresenta os principais conceitos e discussões sobre Educação e Relações de gênero e sobre Educação Infantil e Gênero. A segunda seção descreve o contexto de realização do trabalho, apresentando o município, a instituição e a turma de crianças. Em seguida, a terceira seção apresenta o relato de experiência através das observações e o delineamento do problema que desembocou no projeto de intervenção descrito na quarta seção. Por fim, as considerações finais retomam as atividades desenvolvidas junto ao grupo de crianças e apresentando uma reflexão sobre a importância e alternativas para o trabalho com gênero na Educação Infantil. Essa discussão foi desenvolvida tanto pela percepção empírica, ao realizar observações em situação de Estágio Supervisionado como nas propostas de atividades com as crianças apresentadas. Assim, julgo que propor alternativas e atividades práticas para o trabalho com gênero e diversidade em turmas de pré-escola é um caminho para apresentar possibilidades, mas espero que este trabalho possa levar à reflexão de professores, professoras e estudantes em formação de que a Educação Infantil está impregnada das relações de gênero.
The main objective of this work is to discuss how pedagogical practices can contribute to the construction of gender equality in Early Childhood Education. Organized into four sections. The first section presents the main concepts and discussions on Education and Gender Relations and on Early Childhood Education and Gender. The second section describes the context in which the work was carried out, presenting the municipality, the institution and the group of children. Then, the third section presents the experience report through the observations and the outline of the problem that led to the intervention project described in the fourth section. Finally, the final considerations resume the activities developed with the group of children and present a reflection on the importance and alternatives for working with gender in Early Childhood Education. This discussion was developed both by empirical perception, when making observations in a Supervised Internship situation, and in the proposals for activities with the children presented. Thus, I believe that proposing alternatives and practical activities for working with gender and diversity in preschool classes is a way to present possibilities, but I hope that this work can lead to the reflection of teachers and students in training that Early Childhood Education is impregnated with gender relations.
Dr.ª Amorim, Maria Gorete Rodrigues de.
Educação.
Educação infantil.