Análise do desempenho acadêmico dos estudantes de Matemática da UFAL _Campus_ Arapiraca com base nos resultados do ENADE: desafios e perspectivas
Análise do desempenho acadêmico dos estudantes de Matemática da UFAL Campus Arapiraca com base nos resultados do ENADE: desafios e perspectivas
<maria.ciara@arapiraca.ufal.br>
Este estudo analisa o desempenho acadêmico dos estudantes do curso de Matemática (Licenciatura) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Campus Arapiraca, com base nos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) entre os anos de 2008 e 2021. A pesquisa buscou identificar padrões de desempenho, comparar os resultados locais com as médias nacionais e compreender os fatores que influenciam a performance acadêmica dos estudantes. A análise revelou que o curso apresenta recorrente defasagem em relação às médias nacional, especialmente nos componentes de Formação Geral e Específica, evidenciando desafios estruturais e pedagógicos. Além disso, constatou-se que o perfil socioeconômico dos estudantes impacta significativamente seus resultados, sendo que a maioria provém de famílias de baixa renda e precisa conciliar trabalho e estudo. Esses fatores indicam a necessidade de estratégias institucionais voltadas para o aprimoramento da qualidade do ensino, incluindo reformulação curricular, capacitação docente, ampliação das políticas de permanência estudantil e nivelamento dos discentes que chegam do ensino básico com grandes dificuldades já nos primeiros períodos. Os achados deste estudo contribuem para o debate sobre a qualidade da educação superior no Brasil e fornecem subsídios para a implementação de políticas que visem à equidade e à melhoria do ensino de Matemática em contextos regionais.
This study analyzes the academic performance of students in the Mathematics (Licentiate) program at the Federal University of Alagoas (UFAL) – Arapiraca Campus, based on the results of the National Student Performance Exam (ENADE) between the years 2008 and 2021. The research aimed to identify performance patterns, compare local results with state and national averages, and understand the factors influencing students' academic performance. The analysis revealed that the program consistently underperforms compared to national and state averages, particularly in the General and Specific Training components, highlighting structural and pedagogical challenges. Additionally, it was found that students' socioeconomic background significantly impacts their results, with most coming from low-income families and needing to balance work and studies. These factors indicate the need for institutional strategies aimed at improving educational quality, including curriculum reform, teacher training, and the expansion of student retention policies. The findings of this study contribute to the debate on higher education quality in Brazil and provide insights for implementing policies that promote equity and enhance Mathematics education in regional contexts.
Me. Oliveira, Ornan Filipe de Araújo.
Educação superior.
Políticas educacionais.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
Estudantes - Desempenho acadêmico.