Análise da temática Ensino nos trabalhos de conclusão de curso das licenciaturas da UFAL / _Campus_ Arapiraca
Análise da temática Ensino nos trabalhos de conclusão de curso das licenciaturas da UFAL / Campus Arapiraca
<ranielly.oliveira@arapiraca.ufal.br>
A Área de Ensino, no contexto acadêmico, engloba um conjunto de conhecimentos, práticas e reflexões voltadas para a formação de professores e para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem. Na formação inicial de professores, a pesquisa sobre Ensino é fundamental, visto que poderá possibilitar aos licenciandos refletirem sobre os elementos intrinsecamente relacionados à sua prática profissional futura. O presente trabalho tem por objetivo analisar as temáticas dos TCCs das licenciaturas da UFAL/Campus Arapiraca sobre a área de Ensino. Para isso, foi realizado um levantamento dos TCCs das licenciaturas em Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Letras Português, Matemática, Pedagogia e Química do referido Campus, no período de 2010 a 2022, no qual foram analisados 1.331 trabalhos. Os resultados apontam que 241 trabalhos tratam sobre temáticas relacionadas ao Ensino. Nove TCCs foram desenvolvidos a partir da experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), evidenciando o impacto positivo do programa na produção de conhecimento sobre o ensino e na formação dos licenciandos. Contudo, observou-se que há poucas repercussões de trabalhos desenvolvidos no âmbito do PIBID. A partir da análise dos TCCs que investigaram temáticas relacionadas ao Ensino, foram construídas 10 categorias temáticas que constituem dimensões específicas da pesquisa sobre Ensino nas licenciaturas e visam um ensino de melhor qualidade na Educação Básica.
The Teaching Area, in the academic context, encompasses a set of knowledge, practices, and reflections aimed at teacher education and the understanding of teaching and learning processes. In initial teacher education, research on teaching is fundamental, as it enables prospective teachers to reflect on the elements intrinsically related to their future professional practice. This study aims to analyze the themes of undergraduate theses (TCCs) from the teacher education programs at UFAL/Campus Arapiraca related to the Teaching Area. To achieve this, a survey was conducted of TCCs from the Biological Sciences, Physical Education, Physics, Portuguese Language, Mathematics, Pedagogy, and Chemistry programs at the mentioned campus, covering the period from 2010 to 2022, analyzing a total of 1,331 works. The results show that 241 works address themes related to teaching. Nine TCCs were developed based on experiences from the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID), highlighting the positive impact of the program on the production of knowledge about teaching and on the training of prospective teachers. However, it was observed that there are few repercussions from works developed within the scope of PIBID. Based on the analysis of the TCCs that investigated themes related to teaching, ten thematic categories were constructed, representing specific dimensions of research on teaching in teacher education programs and aiming to promote higher-quality education in basic education.
Esp. Alcântara, Yanne Clara Lins de .
Formação docente.
Graduação.
Ensino.