Da canção à opinião: construindo o protagonismo discente em aulas de Língua portuguesa
Da canção à opinião: construindo o protagonismo discente em aulas de Língua portuguesa
<vanessa.oliveira2@arapiraca.ufal.br>
O presente trabalho tem como objetivo apresentar resultados e tecer reflexões sobre como a valorização da realidade do aluno pode ser benéfica para o ensino de Língua Portuguesa, dentro da sala de aula. Visando somar esse estudo e alcançar tais propósitos, elegeu-se a aplicação da Sequência Didática (SD) numa turma de primeira série do ensino médio, na qual foi trabalhado o gênero letra de canção, a fim de debater, esboçar opiniões pessoais e valores íntegros, como argumentos para a produção textual do gênero artigo de opinião. Como apoio teórico, é baseado nos pensamentos de Antunes (2003), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Geraldi (2011), dentre outros; a metodologia de pesquisa, que se alia à Linguística Aplicada, se dá no aspecto qualitativo e seu corpus é constituído de trechos dos Artigos de Opinião produzidos pelos alunos nos módulos da SD. Como resultado, comprova-se a hipótese que, ao valorizar os interesses dos discentes, é possível obter aulas em que o ensino é mais dinâmico e produtivo.
This paper presents the results and reflects on how valuing students' realities can be beneficial for teaching Portuguese in the classroom. To support this study and achieve these objectives, the application of a Didactic Sequence (DS) was chosen in a first-year high school class, where the genre of song lyrics was explored to debate, outline personal opinions and defend core values as arguments for the textual production of opinion articles. The theoretical framework is based on the ideas of Antunes (2003), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), Geraldi (2011), among others. The research methodology, in line with Applied Linguistics, is qualitative, and the corpus consists of excerpts from the opinion articles produced by the students during the DS modules. As a result, the hypothesis is confirmed: by valuing students' interests, it is possible to have classes that are more dynamic and productive.
Esp. Silva, Marcos André Trindade da.
Sequência didática.
Língua portuguesa - Estudo e ensino.
Educação - Metodologia.