A educação financeira no Ensino fundamental: uma análise nas turmas do sexto ano da Escola Municipal Prof.ª Sônia Maria Nunes Cordeiro, Piranhas - AL
A educação financeira no Ensino fundamental: uma análise nas turmas do sexto ano da Escola Municipal Prof.ª Sônia Maria Nunes Cordeiro, Piranhas - AL
<jaelsonestilo@gmail.com>
Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de ensino da educação financeira no ensino fundamental e analisar as percepções dos alunos envolvendo a disciplina.Considerando sua relevância no cotidiano, observa-se que a matemática se manifesta de diversas formas e em diferentes áreas do conhecimento, uma de suas ramificações é a matemática financeira. Essa disciplina nos permite compreender as aplicações e os cálculos necessários sobre tudo que envolve nosso dinheiro. A educação financeira por outro lado, instrui o comportamento do ser humano em tratar suas finanças, as tomadas de decisões e como isso poderá impactar positivamente ou negativamente em nossas vidas. No ambiente escolar, trabalhar a educação financeira é um grande passo para formar cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e contribui com suas qualidades de vida. Pensando nisso, o presente trabalho objetiva relatar a experiência de ensino da educação financeira no ensino fundamental, tendo como base aplicações de práticas pedagógicas eficazes e também analisar as percepções dos alunos por meio de reflexões e avaliações sobre a disciplina. Em nota, utilizamos como âmbito de pesquisa as turmas do sexto ano da Escola Municipal Profª Sônia Maria Nunes Cordeiro, localizada na cidade de Piranhas-AL. Tivemos como principais referências as obras de Assaf Neto (2012), Félix (2014), Silva (2016) que nos auxiliaram a entender sobre a matemática e a educação financeira, seus aspectos e aplicações na teoria e na prática. A metodologia de pesquisa aplicada foi o estudo de caso trabalhado pelos autores Tull (1976) e Yin (2001). Como fonte, utilizamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), questionários aplicados aos discentes na escola mencionada, que nos ajudaram na obtenção de dados e desenvolvimento do tema.
This paper aims to report the experience of teaching financial education in elementary school and to analyze students' perceptions regarding the subject. Considering its relevance in everyday life, it is observed that mathematics manifests itself in different ways and in different areas of knowledge, one of its branches being financial mathematics. This discipline allows us to understand the applications and calculations necessary for everything that involves our money. Financial education, on the other hand, teaches human behavior in dealing with their finances, decision-making, and how this can positively or negatively impact our lives. In the school environment, working on financial education is a big step towards forming critical citizens who are aware of their rights and contribute to their quality of life. With this in mind, this paper aims to report the experience of teaching financial education in elementary school, based on the application of effective pedagogical practices, and also to analyze students' perceptions through reflections and evaluations on the subject. In a note, we used the sixth grade classes of the Escola Municipal Profª Sônia Maria Nunes Cordeiro, located in the city of Piranhas-AL, as the research scope. Our main references were the works of Assaf Neto (2012), Félix (2014), Silva (2016), which helped us understand mathematics and financial education, their aspects and applications in theory and practice. The research methodology applied was the case study worked by the authors Tull (1976) and Yin (2001). As a source, we used the National Common Curricular Base (BNCC), questionnaires applied to students at the aforementioned school, which helped us obtain data and develop the theme.
Me. Porto, José Fábio Boia.
Dr. Bonutti, Moreno Pereira.
Ensino fundamental.
Relato de experiência.