Impactos da COVID-19 em empresas do setor aéreo brasileiro: uma análise econômica - financeira

Impactos da COVID-19 em empresas do setor aéreo brasileiro: uma análise econômica - financeira

Autor(a)
Santos, Denise Thaciane Ferreira dos.
<denise_taciane@hotmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
06/11/2024
Curso/Outros
Administração
Número de folhas
130
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A pandemia do novo coronavírus foi Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) – de mais alto nível, como alertou a Organização Mundial de Saúde, em janeiro de 2020. Devido à medidas de contenção de falhas, o SARS-Cov se espalhou pelo mundo. Com o intuito de mitigar as perdas humanas vigentes, as economias globais reagiram de modo intervencionista - restrição de mobilidade e restrição de fronteiras, foram algumas medidas atenuantes impostas. O setor aéreo em decorrência da flexibilidade de deslocamento de bens e pessoas, conexões rápidas, fluxo de agentes de negócios e veículo comercial, atua como força motriz de impulsão econômica, composta por uma cadeia de valor interconectada. Destarte, devido às suas características de conexão e conectividade, foi incisivamente impactado. Portanto, através da análise financeira, este estudo objetiva averiguar quais os impactos no âmbito econômico e financeiro da Covid-19 no setor aéreo brasileiro. Com a finalidade de alcançar este objetivo, a presente monografia trata-se de um estudo de caso referente aos impactos da Covid-19 no setor aéreo brasileiro, através da análise de indicadores econômicos e financeiros realizados a partir de demonstrações financeiras. Enquadra-se como uma pesquisa descritiva. Referente a abordagem de pesquisa, é considerada como quali- quantitativa, uma vez que, foram interpretados informações quantitativas (indicadores) e dados qualitativos na busca de compreensão de aspectos subjetivos. A amostra foi selecionada com base nos dados da ANAC (2023), que indicavam que ao considerar o RPK - participação na demanda doméstica em 2022, três empresas eram dominantes de mercado: a TAM Linhas Aéreas S.A (36,5%), a GOL Linhas Aéreas S.A (33,7%) e AZUL Linhas Aéreas Brasileiras S.A (29,3%). Desta forma, esta amostra indica a métrica setorial, uma vez que representa 99,5% da demanda. Para a análise, foram selecionados os anos de 2019 (pré pandemia), 2020 e 2021 (durante a pandemia) e 2022 (pós pandemia), ano mais recente da divulgação dos relatórios anuais pelas empresas. Os documentos analisados foram os relatórios anuais divulgados pelas empresas, extraídos manualmente de seus sites corporativos: (I) demonstrações financeiras, (II) relatórios da diretoria, (III) notas explicativas, quando aplicável; (IV) parecer dos auditores e (V) relatórios de enfrentamento a Covid. No fim desta obra, após as análises serem minuciosamente realizadas, conclui-se que o levantamento dessas informações foram fundamentais para mensurar o impacto da crise da Covid-19 no setor aéreo brasileiro. Além disso, esta pesquisa dispõe de informações que auxiliam os usuários externos das empresas analisadas: clientes, fornecedores, investidores, sociedade e entre outros.

Abstract

The new coronavirus pandemic was a Public Health Emergency of International Importance (ESPII) – of the highest level, as warned by the World Health Organization in January 2020. Due to failed containment measures, SARS-Cov is a concern around the world . In order to mitigate existing human losses, global economies reacted in an interventionist manner - Restriction of mobility and Restriction of borders were some mitigating measures imposed. The airline sector derives from the flexibility of movement of goods and people, fast connections, flow of business agents and commercial vehicles, acting as a driving force for economic growth, made up of an interconnected value chain. Therefore, due to its connection and connectivity characteristics, it was incisively impacted. Therefore, through financial analysis, this study aims to investigate the economic and financial impacts of Covid-19 on the Brazilian airline sector. In order to achieve this objective, this article is a case study referring to the impacts of Covid- 19 on the Brazilian airline sector, through the analysis of economic and financial indicators, carried out based on financial statements. It is framed as descriptive research. Regarding the research approach, it is considered as qualitative-quantitative, since quantitative information (indicators) and qualitative data were interpreted in the search for understanding subjective aspects. The sample was selected based on data from ANAC (2023), which indicated that when considering the RPK - share of domestic demand in 2022, three companies were market dominant: TAM Linhas Aéreas S.A (36.5%), GOL Linhas Aéreas S.A (33.7%) and AZUL Linhas Aéreas Brasileiras S.A (29.3%). In this way, this sample indicates the sector's metric, as it represents 99.5% of demand. For the analysis, the years 2019 (pre-pandemic), 2020 and 2021 (during the pandemic) and 2022 (post-pandemic) were selected, the most recent year in which companies released their annual reports. The documents analyzed were the annual reports released by the companies, manua ly extracted from their corporate websites: (I) financial statements, (II) board reports, (III) explanatory notes, when applicable; (IV) auditors’ report and (V) Covid response reports. At the end of this work, after the analyzes were thoroughly carried out, it was concluded that collecting this information was fundamental to measuring the impact of the Covid-19 crisis on the Brazilian airline sector. Furthermore, this research provides information that helps external users of the companies analyzed: customers, suppliers, investors, investment banks, government, society and others.

Orientador(a)
Ma. Soares, Patrícia de Carvalho Diniz.
Banca Examinadora
Dr. David, Acúrcio Castelo.
Ma. Souza, Emanuelle de Sales Oliveira.
Palavras-chave
Administração de pessoal.
COVID-19 (Doença).
Análise financeira.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
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