_Employee experience_ e microjornada do colaborador: estudo de caso em uma microempresa alagoana
Employee experience e microjornada do colaborador: estudo de caso em uma microempresa alagoana
<mikaellyb46@gmail.com>
Dia após dia, pessoas em suas diferentes organizações e empresas costumam dedicar boa parte do seu tempo à jornada de trabalho. Mas não só isso, elas oferecem suas competências e habilidades em busca de objetivos e benefícios pessoais e, em contrapartida, as empresas esperam alcançar maior produtividade e competitividade criando, assim, uma relação de interdependência. Este estudo de caso de natureza científica, com caráter de pesquisa exploratória e descritiva, tem abordagens quantitativas e busca analisar os índices da experiência do colaborador (Employee Experience), com base na Teoria do Bem-Estar da psicologia positiva e nos estágios da segurança psicológica, em uma microempresa de Major Izidoro - AL. Para compreender como a experiência do colaborador impacta nos resultados da empresa foi utilizada uma revisão de literatura, que se baseou tanto em conceitos de autores renomados nos âmbitos da Employee Experience, da Psicologia Positiva e da Segurança Psicológica como Madruga (2023), Seligman (2011), Omais (2018), Morgan (2017) e Matos (2022) quanto em uma pesquisa de campo através de questionários aplicados levando em consideração questionamentos da teoria do bem-estar, estágios da segurança psicológica e as métricas da própria Employee Experience. Tal estudo diagnosticou que na Empresa A as práticas de Gestão de Pessoas e Employee Experience não estão alinhadas com as melhores ações de engajamento. Como proposta de intervenção, criou-se uma microjornada do colaborador com medidas para tornar o ambiente mais saudável e seguro psicologicamente, impactando nos aspectos experienciais.
Day after day, people in their different organizations and companies usually dedicate a good part of their time to their workday. But not only that, they offer their skills and abilities in pursuit of personal goals and benefits and, in return, companies hope to achieve greater productivity and competitiveness, thus creating a relationship of interdependence. This scientific case study, with an exploratory and descriptive research character, has quantitative approaches and seeks to analyze the indices of employee experience, based on the Well-Being Theory of positive psychology and the stages of psychological safety, in a micro-enterprise in Major Izidoro - AL. To understand how employee experience impacts company results, a literature review was used, which was based on concepts from renowned authors in the fields of Employee Experience, Positive Psychology and Psychological Safety such as Madruga (2023), Seligman (2011), Omais (2018), Morgan (2017) and Matos (2022) as well as on field research through questionnaires applied taking into account questions from the theory of well-being, stages of psychological safety and the metrics of Employee Experience itself. This study diagnosed that at Company A, People Management and Employee Experience practices are not aligned with the best engagement actions. As an intervention proposal, an employee microjourney was created with measures to make the environment healthier and safer psychologically, impacting experiential aspects.
Me. Costa, Adriano César Rosa da.
Psicologia positiva.
Colaboradores.