Exposição precoce às telas e suas consequências para o desenvolvimento infantil

Exposição precoce às telas e suas consequências para o desenvolvimento infantil

Autor(a)
Afonso, Claudivânia Petuba.
<claudivania.afonso@arapiraca.ufal.br> Silva, Daisy Duarte.
<daisy.silva@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
07/05/2025
Curso/Outros
Psicologia (U. E. Palmeira dos Índios)
Número de folhas
72
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a exposição precoce às telas e seus impactos no desenvolvimento infantil, com ênfase em crianças de 0 a 6 anos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, fundamentada na perspectiva teórica de Vygotsky. A coleta de dados foi realizada por meio dos descritores “telas e primeira infância” e “tecnologia e desenvolvimento infantil”, na base de dados do Google Acadêmico, abrangendo publicações da última década. Inicialmente, foram identificados 20 artigos e 5 livros, dos quais, após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 15 estudos. Também foram utilizados livros físicos e cartilhas, resultando em um total de 8 estudos. Os critérios de inclusão consideraram publicações em língua portuguesa, de acesso livre, publicadas nos últimos dez anos e pertinentes ao tema proposto. A análise da literatura possibilitou a organização dos resultados em dois eixos principais: (a) fatores que influenciam o uso precoce das telas e (b) impactos desse uso no desenvolvimento infantil. Os achados indicam que a exposição excessiva às telas na primeira infância pode resultar em efeitos adversos, tais como dificuldades de atenção e concentração, prejuízos no vínculo afetivo familiar, alterações no sono e comprometimento do desenvolvimento cognitivo. Conclui-se que o uso precoce e desregulado das tecnologias pode interferir negativamente nos níveis de desenvolvimento saudável da criança.

Abstract

This study aims to explore early screen exposure and its effects on child development, with a focus on children aged 0 to 6. It is a qualitative, literature-based research grounded in Vygotsky’s theoretical framework. Data was gathered through searches using the keywords “screens and early childhood” and “technology and child development” on Google Scholar, covering publications from the past decade. Initially, 20 articles and 5 books were identified. After applying inclusion and exclusion criteria, 15 studies were selected. Additionally, physical books and educational materials were consulted, bringing the total to 8 key sources. Inclusion criteria focused on open-access publications in Portuguese, published within the last ten years, and relevant to the topic. The literature review allowed the findings to be organized into two main themes: (a) factors influencing early screen use and (b) its impacts on child development. The results suggest that excessive screen time in early childhood may lead to negative outcomes, such as difficulties with attention and focus, weakened emotional bonds within the family, sleep disturbances, and cognitive development delays. The study concludes that early and unregulated use of technology can hinder healthy developmental progress in children.

Orientador(a)
Ma. Prochazka, Gleyssielle Lira.
Coorientador(a)
Afonso, Claudia Petuba.
Banca Examinadora
Santos, Aline Carla dos .
Dantas, Ana Paula Araújo.
Palavras-chave
Desenvolvimento infantil.
Psicologia da primeira infância.
Computadores - uso.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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