PLUTO: um sistema de chatbot que utiliza IA e a abordagem RAG para responder dúvidas sobre o SIGAA
PLUTO: um sistema de chatbot que utiliza IA e a abordagem RAG para responder dúvidas sobre o SIGAA
<enrique.oliveira@arapiraca.ufal.br>
Em ambientes
universitários, sistemas de gestão acadêmica surgem como ferramentas essenciais
no dia a dia dos usuários para auxiliá-los na realização de diversas tarefas,
como realizar matrículas, consultar notas, emitir declarações e etc. No
entanto, por vezes, devido a ampla gama de funcionalidades e interfaces poucos
intuitivas essas ferramentas tornam o acesso dos seus usuários menos acessível,
tal aspecto contribui para o aumento da demanda de suporte técnico por parte
das instituições para atender os usuários, em grande parte dos casos o suporte
é demandado para questões simples e recorrentes, que previamente foram
resolvidas e documentadas em outra ocasião, como orientações sobre processos de
matrícula. Para
mitigar esse problema, esta tese propõe o desenvolvimento de um chatbot baseado
em Inteligência Artificial e na abordagem RAG, capaz de auxiliar os usuários de
ferramentas de gestão acadêmica a sanarem as suas dúvidas de forma autônoma,
reduzindo a necessidade de intervenção humana. O projeto é composto por
duas partes principais: um chatbot inteligente, que utiliza IA para processar e
responder às dúvidas dos usuários, e um painel para a gestão de usuários,
módulos, documentos e arquivos do sistema. Como resultado, o sistema PLUTO
demonstrou alta precisão na geração de respostas, obtendo nota máxima em 93,33%
das questões em um teste subjetivo composto por 15 perguntas frequentes sobre o
sistema de gestão acadêmica SIGAA, com média geral de 9,87 (em uma escala de 0
a 10). O painel também se mostrou eficaz ao permitir atualizações ágeis na base
de conhecimento, garantindo a escalabilidade e manutenibilidade do sistema.
Esses resultados indicam que o PLUTO é uma solução viável para reduzir a
sobrecarga dos atendimentos e aprimorar a experiência no uso de ferramentas de
gestão acadêmica.
Academic management systems are essential tools in
university environments, assisting users with tasks such as course enrollment,
grade consultation, and document issuance. However, the broad range of features
and often unintuitive interfaces can hinder usability, leading to an increased
demand for technical support—frequently for recurring and previously resolved
issues, such as enrollment guidance. To address this problem, this thesis
proposes the development of a chatbot based on Artificial Intelligence and the
Retrieval-Augmented Generation (RAG) approach, aimed at autonomously assisting
users of academic management systems. The project consists of two main
components: an intelligent chatbot capable of understanding and answering user
queries, and a dashboard for managing users, modules, documents, and system
files. The proposed system, named PLUTO, achieved high accuracy in response
generation, scoring full marks on 93.33% of 15 frequently asked questions about
the SIGAA academic management system, with an overall average of 9.87 (on a
0–10 scale). The dashboard also proved effective in enabling quick updates to
the knowledge base, ensuring system scalability and maintainability. These
results indicate that PLUTO is a viable solution for reducing support workload
and enhancing the user experience with academic management tools.
Me. Silva, Tércio de Morais Sampaio.
Chatbot.
Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
RAG (Retrieval-Augmented Generation).