PLUTO: um sistema de chatbot que utiliza IA e a abordagem RAG para responder dúvidas sobre o SIGAA

PLUTO: um sistema de chatbot que utiliza IA e a abordagem RAG para responder dúvidas sobre o SIGAA

Autor(a)
Oliveira, Enrique Santos de.
<enrique.oliveira@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
14/05/2025
Curso/Outros
Ciência da Computação
Número de folhas
73
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Em ambientes universitários, sistemas de gestão acadêmica surgem como ferramentas essenciais no dia a dia dos usuários para auxiliá-los na realização de diversas tarefas, como realizar matrículas, consultar notas, emitir declarações e etc. No entanto, por vezes, devido a ampla gama de funcionalidades e interfaces poucos intuitivas essas ferramentas tornam o acesso dos seus usuários menos acessível, tal aspecto contribui para o aumento da demanda de suporte técnico por parte das instituições para atender os usuários, em grande parte dos casos o suporte é demandado para questões simples e recorrentes, que previamente foram resolvidas e documentadas em outra ocasião, como orientações sobre processos de matrícula. Para mitigar esse problema, esta tese propõe o desenvolvimento de um chatbot baseado em Inteligência Artificial e na abordagem RAG, capaz de auxiliar os usuários de ferramentas de gestão acadêmica a sanarem as suas dúvidas de forma autônoma, reduzindo a necessidade de intervenção humana. O projeto é composto por duas partes principais: um chatbot inteligente, que utiliza IA para processar e responder às dúvidas dos usuários, e um painel para a gestão de usuários, módulos, documentos e arquivos do sistema. Como resultado, o sistema PLUTO demonstrou alta precisão na geração de respostas, obtendo nota máxima em 93,33% das questões em um teste subjetivo composto por 15 perguntas frequentes sobre o sistema de gestão acadêmica SIGAA, com média geral de 9,87 (em uma escala de 0 a 10). O painel também se mostrou eficaz ao permitir atualizações ágeis na base de conhecimento, garantindo a escalabilidade e manutenibilidade do sistema. Esses resultados indicam que o PLUTO é uma solução viável para reduzir a sobrecarga dos atendimentos e aprimorar a experiência no uso de ferramentas de gestão acadêmica.

Abstract

Academic management systems are essential tools in university environments, assisting users with tasks such as course enrollment, grade consultation, and document issuance. However, the broad range of features and often unintuitive interfaces can hinder usability, leading to an increased demand for technical support—frequently for recurring and previously resolved issues, such as enrollment guidance. To address this problem, this thesis proposes the development of a chatbot based on Artificial Intelligence and the Retrieval-Augmented Generation (RAG) approach, aimed at autonomously assisting users of academic management systems. The project consists of two main components: an intelligent chatbot capable of understanding and answering user queries, and a dashboard for managing users, modules, documents, and system files. The proposed system, named PLUTO, achieved high accuracy in response generation, scoring full marks on 93.33% of 15 frequently asked questions about the SIGAA academic management system, with an overall average of 9.87 (on a 0–10 scale). The dashboard also proved effective in enabling quick updates to the knowledge base, ensuring system scalability and maintainability. These results indicate that PLUTO is a viable solution for reducing support workload and enhancing the user experience with academic management tools.

Orientador(a)
Dr. Cavalcante, Rodolfo Carneiro.
Banca Examinadora
Dr. Brito, Patrick Henrique da Silva.
Me. Silva, Tércio de Morais Sampaio.
Palavras-chave
Inteligência artificial.
Chatbot.
Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
RAG (Retrieval-Augmented Generation).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
23
Observações


Não foi possível exibir o PDF