Desafios e medos iniciais na docência: impactos na formação e trajetória do licenciando em matemática

Desafios e medos iniciais na docência: impactos na formação e trajetória do licenciando em matemática

Autor(a)
Ferreira, Luís Eduardo Correia.
<luis.ferreira@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
21/05/2025
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
33
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho investiga os desafios e medos iniciais enfrentados pelos licenciandos em Matemática ao iniciarem sua prática docente, e como tais fatores impactam sua formação e trajetória profissional. O estudo destaca que a formação do professor de Matemática é um processo complexo, permeado por inseguranças relativas ao domínio do conteúdo, à gestão da sala de aula e à avaliação pelos alunos. Tais medos, muitas vezes oriundos de experiências negativas anteriores, podem afetar a autoconfiança e até mesmo levar à evasão da carreira docente. O estágio supervisionado surge como um elemento crucial, pois oferece ao futuro professor a oportunidade de integrar teoria e prática, promovendo o desenvolvimento de competências pedagógicas essenciais. Com base em uma abordagem mista que combina pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de questionários e entrevistas o trabalho busca identificar os principais obstáculos enfrentados pelos licenciandos, analisar seu impacto na formação acadêmica e profissional, e propor estratégias e metodologias que auxiliem na superação desses desafios.

Abstract

This study investigates the initial challenges and fears faced by Mathematics teaching degree candidates as they begin their teaching practice, and how these factors impact their education and professional trajectory. The study highlights that the training of Mathematics teachers is a complex process, permeated by insecurities related to content mastery, classroom management, and student evaluation. These fears, often stemming from previous negative experiences, can affect self-confidence and even lead to attrition from the teaching career. The supervised internship emerges as a crucial element, as it provides the future teacher with the opportunity to integrate theory and practice, promoting the development of essential pedagogical skills. Based on a mixed approach that combines bibliographic and field research through questionnaires and interviews, the study aims to identify the main obstacles faced by the candidates, analyze their impact on academic and professional training, and propose strategies and methodologies to overcome these challenges.

Orientador(a)
Me. Silva, Eben Alves da.
Coorientador(a)
Me. Porto, José Fábio Boia.
Banca Examinadora
Dr. Lima, Emerson de.
Dr. Bonutti, Moreno Pereira.
Palavras-chave
Estágio supervisionado.
Mercado de trabalho.
Formação acadêmica.
Competências profissionais.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
14
Observações


Não foi possível exibir o PDF