A influência da residência pedagógica na formação de professores de matemática
A influência da residência pedagógica na formação de professores de matemática
<jonas.sousa@arapiraca.ufal.br>
Este trabalho apresenta a influência
de uma iniciação científica na formação de futuros docentes de matemática, com
este princípio ocorre a análise da relação do Programa Residência Pedagógica
com a formação de professores de matemática. A pesquisa foi desenvolvida com os
estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de
Alagoas campus Arapiraca, que participaram do Programa Residência
Pedagógica que iniciou no ano de 2022 e encerrou no ano de 2024. A escolha do
tema “A influência da residência pedagógica na formação de professores de matemática”
deste trabalho aconteceu por conta da determinação principal da iniciação
científica, ensinar a docência no dia a dia da sala de aula. O objetivo
principal é determinar a influência do aprendizado direta da docência de
matemática no ambiente escola, com todas as atribuições de um professor do
ensino básico, que está sujeito a diversas adversidades. Mas pode-se considerar
os resultados obtidos com esta pesquisa, de extrema importância para a
construção e profissionalização de futuros docentes em matemática.
This paper presents the influence of a scientific initiation program on
the training of future mathematics teachers. With this principle, the
relationship between the Pedagogical Residency Program and the training of
mathematics teachers is analyzed. The research was developed with students of
the Mathematics Degree course at the Federal University of Alagoas, Arapiraca
campus, who participated in the Pedagogical Residency Program that began in
2022 and ended in 2024. The choice of the theme “The influence of the
pedagogical residency on the training of mathematics teachers” for this work
was due to the main determination of the scientific initiation program, to
teach teaching in practice in the classroom. The main objective is to determine
the influence of the direct practice of mathematics teaching in the school
environment, with all the attributions of a basic education teacher, who is
subject to several adversities. However, the results obtained with this
research can be considered extremely important for the construction and
professionalization of future mathematics teachers.
Me. Porto, José Fábio Boia.
Esp. Sena, Thainnã Thatisuane Oliveira.
Docência.
Programa Residência Pedagógica (PRP).