A influência da residência pedagógica na formação de professores de matemática

A influência da residência pedagógica na formação de professores de matemática

Autor(a)
Sousa, Jonas Lucas Silva.
<jonas.sousa@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
22/05/2025
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
51
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho apresenta a influência de uma iniciação científica na formação de futuros docentes de matemática, com este princípio ocorre a análise da relação do Programa Residência Pedagógica com a formação de professores de matemática. A pesquisa foi desenvolvida com os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Alagoas campus Arapiraca, que participaram do Programa Residência Pedagógica que iniciou no ano de 2022 e encerrou no ano de 2024. A escolha do tema “A influência da residência pedagógica na formação de professores de matemática” deste trabalho aconteceu por conta da determinação principal da iniciação científica, ensinar a docência no dia a dia da sala de aula. O objetivo principal é determinar a influência do aprendizado direta da docência de matemática no ambiente escola, com todas as atribuições de um professor do ensino básico, que está sujeito a diversas adversidades. Mas pode-se considerar os resultados obtidos com esta pesquisa, de extrema importância para a construção e profissionalização de futuros docentes em matemática.

Abstract

This paper presents the influence of a scientific initiation program on the training of future mathematics teachers. With this principle, the relationship between the Pedagogical Residency Program and the training of mathematics teachers is analyzed. The research was developed with students of the Mathematics Degree course at the Federal University of Alagoas, Arapiraca campus, who participated in the Pedagogical Residency Program that began in 2022 and ended in 2024. The choice of the theme “The influence of the pedagogical residency on the training of mathematics teachers” for this work was due to the main determination of the scientific initiation program, to teach teaching in practice in the classroom. The main objective is to determine the influence of the direct practice of mathematics teaching in the school environment, with all the attributions of a basic education teacher, who is subject to several adversities. However, the results obtained with this research can be considered extremely important for the construction and professionalization of future mathematics teachers.

Orientador(a)
Dr. Barros, José da Silva.
Coorientador(a)
Esp. Sena, Thainnã Thatisuane Oliveira.
Banca Examinadora
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Me. Porto, José Fábio Boia.
Esp. Sena, Thainnã Thatisuane Oliveira.
Palavras-chave
Formação docente.
Docência.
Programa Residência Pedagógica (PRP).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
39
Observações


Não foi possível exibir o PDF