Uso de Quizizz como agente facilitador para as aulas de probabilidade
Uso de Quizizz como agente facilitador para as aulas de probabilidade
<alex.luz@arapiraca.ufal.br>
Este
trabalho tem como objetivo analisar o impacto do uso do Quizizz como agente facilitador no ensino de Probabilidade,
verificando se a inserção dessa ferramenta contribui para o aumento do
rendimento dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma da 3° série do
ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Integral Professora Izaura
Antônia de Lisboa, envolvendo um total de 23 alunos. A metodologia da pesquisa
consistiu na aplicação de exercícios de Probabilidade por meio do Quizizz, permitindo um aprendizado mais
dinâmico e interativo. Os resultados indicaram um aumento significativo no
desempenho dos estudantes, evidenciado pelos índices de acerto e pelo maior
engajamento nas atividades. A gamificação proporcionada pela ferramenta
contribuiu para tornar o conteúdo mais acessível e estimulante, reduzindo a resistência
dos alunos à disciplina e favorecendo a compreensão dos conceitos. Conclui-se
que o uso de tecnologias digitais no ensino da Matemática, especialmente
ferramentas interativas como o Quizizz,
pode ser uma estratégia eficiente para potencializar a aprendizagem e melhorar
o desempenho dos estudantes.
This study aims to analyze the impact of using Quizizz as a faciliator in the teaching of Probability, verifying whether the inclusion of this tool contributes to increasing student performance. The research was developed with a 3rd grade class of high school at the Escola Estadual de Ensino Médio Integral Professora Izaura Antônia de Lisboa, involving a total of 23 students. The research methodology consisted of applying Probability exercises through Quizizz, allowing for more dynamic and interactive learning. The results indicated a significant increase in student performance, evidenced by the accuracy rates and greater engagement in the activities. The gamification provided by the tool contributed to making the content more accessible and stimulating, reducing students' resistance to the subject and favoring the understanding of concepts. It is concluded that the use of digital technologies in the teaching of Mathematics, especially interactive tools such as Quizizz, can be an efficient strategy to enhance learning and improve student performance.
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Probabilidade.
Quizizz (Plataforma educacional).
Em inclusão...