Uso de Quizizz como agente facilitador para as aulas de probabilidade

Uso de Quizizz como agente facilitador para as aulas de probabilidade

Autor(a)
Luz, Alex Dantas Vieira.
<alex.luz@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
20/05/2025
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
33
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o impacto do uso do Quizizz como agente facilitador no ensino de Probabilidade, verificando se a inserção dessa ferramenta contribui para o aumento do rendimento dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma da 3° série do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Integral Professora Izaura Antônia de Lisboa, envolvendo um total de 23 alunos. A metodologia da pesquisa consistiu na aplicação de exercícios de Probabilidade por meio do Quizizz, permitindo um aprendizado mais dinâmico e interativo. Os resultados indicaram um aumento significativo no desempenho dos estudantes, evidenciado pelos índices de acerto e pelo maior engajamento nas atividades. A gamificação proporcionada pela ferramenta contribuiu para tornar o conteúdo mais acessível e estimulante, reduzindo a resistência dos alunos à disciplina e favorecendo a compreensão dos conceitos. Conclui-se que o uso de tecnologias digitais no ensino da Matemática, especialmente ferramentas interativas como o Quizizz, pode ser uma estratégia eficiente para potencializar a aprendizagem e melhorar o desempenho dos estudantes.

Abstract

This study aims to analyze the impact of using Quizizz as a faciliator in the teaching of Probability, verifying whether the inclusion of this tool contributes to increasing student performance. The research was developed with a 3rd grade class of high school at the Escola Estadual de Ensino Médio Integral Professora Izaura Antônia de Lisboa, involving a total of 23 students. The research methodology consisted of applying Probability exercises through Quizizz, allowing for more dynamic and interactive learning. The results indicated a significant increase in student performance, evidenced by the accuracy rates and greater engagement in the activities. The gamification provided by the tool contributed to making the content more accessible and stimulating, reducing students' resistance to the subject and favoring the understanding of concepts. It is concluded that the use of digital technologies in the teaching of Mathematics, especially interactive tools such as Quizizz, can be an efficient strategy to enhance learning and improve student performance.

Orientador(a)
Dr. Barros, José da Silva.
Coorientador(a)
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Banca Examinadora
Dr. Bonutti, Moreno Pereira.
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Palavras-chave
Formação docente.
Probabilidade.
Quizizz (Plataforma educacional).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Anexos


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