Os impactos da OBMEP na formação acadêmica e profissional de medalhistas do agreste alagoano
Os impactos da OBMEP na formação acadêmica e profissional de medalhistas do agreste alagoano
<jose.francisco@arapiraca.ufal.br>
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) identifica impactos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) na trajetória acadêmica de medalhistas do agreste alagoano, com o intuito de entender como a participação na competição influenciou suas trajetórias educacionais e suas escolhas de carreira. A pesquisa foi realizada por meio de questionários aplicados a 16 medalhistas da OBMEP do agreste alagoano, que compartilharam suas experiências e percepções sobre a relevância da olimpíada em suas vidas. Os resultados indicam que a OBMEP desempenhou um papel fundamental na identificação de jovens com talento para a matemática, oferecendo não apenas reconhecimento, mas também acesso a oportunidades acadêmicas, como bolsas de estudo, programas de iniciação científica e o contato com universidades e centros de pesquisa. Além disso, a competição teve um impacto direto na escolha profissional de muitos medalhistas, influenciando sua decisão de seguir carreiras nas áreas de ciências exatas, tecnologia e engenharia. As habilidades desenvolvidas durante a preparação para participação na OBMEP, como raciocínio lógico, pensamento crítico e resolução de problemas, foram apontadas como essenciais para seu sucesso acadêmico e para o destaque no mercado de trabalho. Por fim, conclui-se que a OBMEP não apenas promove a excelência acadêmica em matemática, mas também atua como um fator de inclusão e transformação social, proporcionando aos seus participantes condições de ascensão social e desenvolvimento pessoal e profissional.
This Course Completion Work (TCC)
identifies the impacts of the Brazilian Public School Mathematics Olympiad
(OBMEP) on the academic trajectory of medalists from the Alagoas countryside,
with the aim of understanding how participation in the competition influenced their
educational trajectories and their career choices. The research was conducted
through questionnaires applied to 16 OBMEP medalists from the Alagoas
backlands, who shared their experiences and perceptions about the relevance of
the Olympiad in their lives. The results indicate that the OBMEP played a
fundamental role in identifying young people with talent for mathematics,
offering not only recognition, but also access to academic opportunities, such
as scholarships, scientific initiation programs, and contact with universities
and research centers. In addition, the competition had a direct impact on the
professional choices of many medalists, influencing their decision to pursue
careers in the areas of exact sciences, technology, and engineering. The skills
developed during preparation for participation in OBMEP, such as logical
reasoning, critical thinking and problem-solving, were identified as essential
for academic success and for standing out in the job market. Finally, it is
concluded that OBMEP not only promotes academic excellence in mathematics, but
also acts as a factor of inclusion and social transformation, providing its
participants with conditions for social advancement and personal and
professional development.
Me. Porto, José Fábio Boia.
Formação profissional.
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Desempenho estudantil (Prêmios, medalhas e troféus).
Em inclusão...