Os impactos da OBMEP na formação acadêmica e profissional de medalhistas do agreste alagoano

Os impactos da OBMEP na formação acadêmica e profissional de medalhistas do agreste alagoano

Autor(a)
Silva, José Ruan Francisco da.
<jose.francisco@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
04/02/2025
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
52
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) identifica impactos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) na trajetória acadêmica de medalhistas do agreste alagoano, com o intuito de entender como a participação na competição influenciou suas trajetórias educacionais e suas escolhas de carreira. A pesquisa foi realizada por meio de questionários aplicados a 16 medalhistas da OBMEP do agreste alagoano, que compartilharam suas experiências e percepções sobre a relevância da olimpíada em suas vidas. Os resultados indicam que a OBMEP desempenhou um papel fundamental na identificação de jovens com talento para a matemática, oferecendo não apenas reconhecimento, mas também acesso a oportunidades acadêmicas, como bolsas de estudo, programas de iniciação científica e o contato com universidades e centros de pesquisa. Além disso, a competição teve um impacto direto na escolha profissional de muitos medalhistas, influenciando sua decisão de seguir carreiras nas áreas de ciências exatas, tecnologia e engenharia. As habilidades desenvolvidas durante a preparação para participação na OBMEP, como raciocínio lógico, pensamento crítico e resolução de problemas, foram apontadas como essenciais para seu sucesso acadêmico e para o destaque no mercado de trabalho. Por fim, conclui-se que a OBMEP não apenas promove a excelência acadêmica em matemática, mas também atua como um fator de inclusão e transformação social, proporcionando aos seus participantes condições de ascensão social e desenvolvimento pessoal e profissional. 

Abstract

This Course Completion Work (TCC) identifies the impacts of the Brazilian Public School Mathematics Olympiad (OBMEP) on the academic trajectory of medalists from the Alagoas countryside, with the aim of understanding how participation in the competition influenced their educational trajectories and their career choices. The research was conducted through questionnaires applied to 16 OBMEP medalists from the Alagoas backlands, who shared their experiences and perceptions about the relevance of the Olympiad in their lives. The results indicate that the OBMEP played a fundamental role in identifying young people with talent for mathematics, offering not only recognition, but also access to academic opportunities, such as scholarships, scientific initiation programs, and contact with universities and research centers. In addition, the competition had a direct impact on the professional choices of many medalists, influencing their decision to pursue careers in the areas of exact sciences, technology, and engineering. The skills developed during preparation for participation in OBMEP, such as logical reasoning, critical thinking and problem-solving, were identified as essential for academic success and for standing out in the job market. Finally, it is concluded that OBMEP not only promotes academic excellence in mathematics, but also acts as a factor of inclusion and social transformation, providing its participants with conditions for social advancement and personal and professional development.

Orientador(a)
Dr. Bonutti, Moreno Pereira.
Banca Examinadora
Dr. Barros, José da Silva.
Me. Porto, José Fábio Boia.
Palavras-chave
Formação acadêmica.
Formação profissional.
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Desempenho estudantil (Prêmios, medalhas e troféus).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Anexos


Visualizações
13
Observações

Em inclusão...