Explorando métodos de estudo: uma investigação sobre o uso de mapas conceituais e temas geradores como ferramenta facilitadora da aprendizagem de química
Explorando métodos de estudo: uma investigação sobre o uso de mapas conceituais e temas geradores como ferramenta facilitadora da aprendizagem de química
<ana.santos2@arapiraca.ufal.br>
Os métodos de
aprendizagem são um campo de estudo que desempenha um papel crucial no processo
educacional e no desenvolvimento humano. Dentro de um método de estudos, os
mapas conceituais são fundamentais, pois relacionam conceitos e ideias através
de diagramas. Os alunos criam mapas conceituais para organizar seu pensamento,
conectar informações e identificar lacunas em seu conhecimento. Isso promove a
compreensão profunda e a retenção de informações, além de facilitar a
comunicação de ideias complexas. Pensando nisso, este trabalho teve como
objetivo explorar o uso de mapas conceituais na educação básica, relacionando
assuntos de química com temas geradores e como eles auxiliam na aprendizagem e
compreensão dos alunos de Química. Foi realizado uma oficina de construção de
mapas conceituais na Escola de Educação Básica Arthur Ramos, na cidade de
Arapiraca-AL, através do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) – ao qual foi
submetido o desenho da arte dos mapas conceituais, que foi realizado durante o
ano de 2021/2022. Buscou-se não somente ensinar métodos de como construir estes
mapas com os alunos, mas também, orientá-los a respeito dos aspectos relevantes
relacionados a sua produção e seu potencial na aprendizagem de química. Foi
observado que o uso de mapas conceituais como método de estudo traz uma série de
benefícios, os quais ajudam o estudante a compreender melhor disciplina,
facilita a memorização, que consequentemente ajuda também a compreendê-la
melhor. Assim, mais do que métodos de ensino, essas estratégias representam um
compromisso com a formação de sujeitos críticos, colaborativos e conscientes do
seu papel na sociedade, evidenciando que aprender vai além da sala de aula: é
um processo contínuo de transformação pessoal e coletiva.
Learning methods
are a field of study that plays a crucial role in the educational process and
in human development. Within a study method, concept maps are fundamental, as
they connect concepts and ideas through diagrams. Students create concept maps
to organize their thinking, connect information, and identify gaps in their
knowledge. This promotes deep understanding and information retention, as well
as facilitates the communication of complex ideas. With this in mind, this work
aimed to explore the use of concept maps in basic education, relating chemistry
topics to generative themes and examining how they support students’ learning
and understanding of chemistry. A concept map construction workshop was held at
Escola de Educação Básica Arthur Ramos, in the city of Arapiraca-AL, through
the Scientific Initiation Program (PIBIC). The artistic design of the concept
maps was submitted as part of the program and carried out during the 2021/2022
academic year. The objective was not only to teach students how to construct
these maps, but also to guide them on relevant aspects related to their
creation and their potential for enhancing the learning of chemistry. It was
observed that the use of concept maps as a study method brings a series of
benefits, helping students better understand the subject, facilitating
memorization, and consequently contributing to a deeper comprehension of the
discipline. Thus, more than just teaching methods, these strategies represent a
commitment to the development of critical, collaborative, and socially aware
individuals. They show that learning goes beyond the classroom: it is a
continuous process of personal and collective transformation.
Dr.ª Oliveira, Iara Terra de.
Mapa conceitual.
Métodos de estudo.
Em inclusão...