Explorando métodos de estudo: uma investigação sobre o uso de mapas conceituais e temas geradores como ferramenta facilitadora da aprendizagem de química

Explorando métodos de estudo: uma investigação sobre o uso de mapas conceituais e temas geradores como ferramenta facilitadora da aprendizagem de química

Autor(a)
Santos, Ana Beatriz Silva dos.
<ana.santos2@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
29/04/2025
Curso/Outros
Química
Número de folhas
56
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Os métodos de aprendizagem são um campo de estudo que desempenha um papel crucial no processo educacional e no desenvolvimento humano. Dentro de um método de estudos, os mapas conceituais são fundamentais, pois relacionam conceitos e ideias através de diagramas. Os alunos criam mapas conceituais para organizar seu pensamento, conectar informações e identificar lacunas em seu conhecimento. Isso promove a compreensão profunda e a retenção de informações, além de facilitar a comunicação de ideias complexas. Pensando nisso, este trabalho teve como objetivo explorar o uso de mapas conceituais na educação básica, relacionando assuntos de química com temas geradores e como eles auxiliam na aprendizagem e compreensão dos alunos de Química. Foi realizado uma oficina de construção de mapas conceituais na Escola de Educação Básica Arthur Ramos, na cidade de Arapiraca-AL, através do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) – ao qual foi submetido o desenho da arte dos mapas conceituais, que foi realizado durante o ano de 2021/2022. Buscou-se não somente ensinar métodos de como construir estes mapas com os alunos, mas também, orientá-los a respeito dos aspectos relevantes relacionados a sua produção e seu potencial na aprendizagem de química. Foi observado que o uso de mapas conceituais como método de estudo traz uma série de benefícios, os quais ajudam o estudante a compreender melhor disciplina, facilita a memorização, que consequentemente ajuda também a compreendê-la melhor. Assim, mais do que métodos de ensino, essas estratégias representam um compromisso com a formação de sujeitos críticos, colaborativos e conscientes do seu papel na sociedade, evidenciando que aprender vai além da sala de aula: é um processo contínuo de transformação pessoal e coletiva.

Abstract

Learning methods are a field of study that plays a crucial role in the educational process and in human development. Within a study method, concept maps are fundamental, as they connect concepts and ideas through diagrams. Students create concept maps to organize their thinking, connect information, and identify gaps in their knowledge. This promotes deep understanding and information retention, as well as facilitates the communication of complex ideas. With this in mind, this work aimed to explore the use of concept maps in basic education, relating chemistry topics to generative themes and examining how they support students’ learning and understanding of chemistry. A concept map construction workshop was held at Escola de Educação Básica Arthur Ramos, in the city of Arapiraca-AL, through the Scientific Initiation Program (PIBIC). The artistic design of the concept maps was submitted as part of the program and carried out during the 2021/2022 academic year. The objective was not only to teach students how to construct these maps, but also to guide them on relevant aspects related to their creation and their potential for enhancing the learning of chemistry. It was observed that the use of concept maps as a study method brings a series of benefits, helping students better understand the subject, facilitating memorization, and consequently contributing to a deeper comprehension of the discipline. Thus, more than just teaching methods, these strategies represent a commitment to the development of critical, collaborative, and socially aware individuals. They show that learning goes beyond the classroom: it is a continuous process of personal and collective transformation.

Orientador(a)
Dr. Nunes, Rafael Saraiva.
Banca Examinadora
Dr. Oliveira, Adeildo Júnior de.
Dr.ª Oliveira, Iara Terra de.
Palavras-chave
Química - Aprendizagem.
Mapa conceitual.
Métodos de estudo.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Anexos


Visualizações
12
Observações

Em inclusão...