Tecnologias assistivas baseadas em inteligência artificial: uma revisão sistemática de abordagens e impactos educacionais

Tecnologias assistivas baseadas em inteligência artificial: uma revisão sistemática de abordagens e impactos educacionais 

Autor(a)
Silva, Luana da.
<luana.silva1@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
14/05/2025
Curso/Outros
Ciência da Computação
Número de folhas
36
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este estudo apresenta uma revisão sistemática sobre o uso de tecnologias assistivas baseadas em inteligência artificial na educação, explorando seu papel na inclusão e no suporte a estudantes com necessidades especiais. A pesquisa investiga se essas tecnologias promovem a acessibilidade, melhoram o aprendizado e facilitam a comunicação, além de abordar os desafios de implementação e as oportunidades para personalização do ensino. Foram analisados 14 estudos selecionados a partir de 402 identificados nas bases Periódicos CAPES, Google Acadêmico e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os resultados evidenciam que as tecnologias com IA contribuem para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como leitura e escrita, e vêm sendo integradas ao currículo escolar por meio de práticas inclusivas. Conclui-se que tecnologias assistivas baseadas em inteligência artificial na educação têm potencial para tornar a educação mais inclusiva, embora ainda enfrentam desafios éticos e técnicos que exigem atenção. Como pesquisas futuras, sugere-se explorar estudos de caso em escolas, avaliando impactos no desempenho e na inclusão dos alunos, bem como a compreensão de como essas ferramentas podem ser adaptadas a diferentes contextos socioeconômicos e culturais, garantindo sua efetividade em larga escala.

Abstract

This study presents a systematic review of the use of assistive technologies based on artificial intelligence in education, exploring their role in inclusion and support for students with special needs. The research investigates whether these technologies promote accessibility, improve learning, and facilitate communication, in addition to addressing implementation challenges and opportunities for personalized teaching. Fourteen studies were analyzed, selected from a total of 402 identified in the Periódicos CAPES, Google Scholar, and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations databases. The results show that AI technologies contribute to the development of essential skills, such as reading and writing, and have been integrated into school curricula through inclusive practices. It is concluded that assistive technologies based on artificial intelligence in education have the potential to make education more inclusive, although they still face ethical and technical challenges that require attention. Future research should explore case studies in schools, assessing the impact on student performance and inclusion, as well as understanding how these tools can be adapted to different socioeconomic and cultural contexts to ensure their effectiveness on a large scale.

Orientador(a)
Dr. Silva, André Almeida.
Banca Examinadora
Silva, José Vitor de Abreu.
Ma. Alves, Nathália de Meneses.
Palavras-chave
Inclusão escolar.
Inteligência artificial.
Tecnologias assistivas.
Educação.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Anexos


Visualizações
5
Observações

Em inclusão...