Tecnologias assistivas baseadas em inteligência artificial: uma revisão sistemática de abordagens e impactos educacionais
Tecnologias assistivas baseadas em inteligência artificial: uma revisão sistemática de abordagens e impactos educacionais
<luana.silva1@arapiraca.ufal.br>
Este
estudo apresenta uma revisão sistemática sobre o uso de tecnologias assistivas baseadas
em inteligência artificial na educação, explorando seu papel na inclusão e no
suporte a estudantes com necessidades especiais. A pesquisa investiga se essas
tecnologias promovem a acessibilidade, melhoram o aprendizado e facilitam a
comunicação, além de abordar os desafios de implementação e as oportunidades
para personalização do ensino. Foram analisados 14 estudos selecionados a
partir de 402 identificados nas bases Periódicos CAPES, Google Acadêmico e
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os resultados evidenciam
que as tecnologias com IA contribuem para o desenvolvimento de habilidades
essenciais, como leitura e escrita, e vêm sendo integradas ao currículo escolar
por meio de práticas inclusivas. Conclui-se que tecnologias assistivas baseadas
em inteligência artificial na educação têm potencial para tornar a educação
mais inclusiva, embora ainda enfrentam desafios éticos e técnicos que exigem
atenção. Como pesquisas futuras, sugere-se explorar estudos de caso em escolas,
avaliando impactos no desempenho e na inclusão dos alunos, bem como a
compreensão de como essas ferramentas podem ser adaptadas a diferentes
contextos socioeconômicos e culturais, garantindo sua efetividade em larga
escala.
This study presents a systematic review of the
use of assistive technologies based on artificial intelligence in education,
exploring their role in inclusion and support for students with special needs.
The research investigates whether these technologies promote accessibility,
improve learning, and facilitate communication, in addition to addressing
implementation challenges and opportunities for personalized teaching. Fourteen
studies were analyzed, selected from a total of 402 identified in the
Periódicos CAPES, Google Scholar, and the Brazilian Digital Library of Theses
and Dissertations databases. The results show that AI technologies contribute
to the development of essential skills, such as reading and writing, and have
been integrated into school curricula through inclusive practices. It is
concluded that assistive technologies based on artificial intelligence in
education have the potential to make education more inclusive, although they
still face ethical and technical challenges that require attention. Future
research should explore case studies in schools, assessing the impact on
student performance and inclusion, as well as understanding how these tools can
be adapted to different socioeconomic and cultural contexts to ensure their
effectiveness on a large scale.
Ma. Alves, Nathália de Meneses.
Inteligência artificial.
Tecnologias assistivas.
Educação.
Em inclusão...