Informática na educação: uma análise da formação de professores nos cursos de licenciatura da UFAL

Informática na educação: uma análise da formação de professores nos cursos de licenciatura da UFAL

Autor(a)
Lopes, João Vítor.
<joao.lopes@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
28/05/2025
Curso/Outros
Ciência da Computação
Número de folhas
42
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Em um mundo cada vez mais conectado, as tecnologias digitais passaram a ocupar um papel central na vida das pessoas, inclusive no contexto educacional. Diante dessa realidade, espera-se que os professores estejam preparados para integrar, de forma crítica e criativa, os recursos tecnológicos ao seu fazer pedagógico. Nesse cenário, a formação inicial docente assume um papel fundamental, pois é nela que os futuros professores têm a oportunidade de refletir sobre os usos pedagógicos da tecnologia. Este trabalho tem como objetivo analisar como a Informática na Educação está inserida nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), buscando compreender como a temática é abordada nas grades curriculares dos futuros professores e de que forma ela contribui para a formação dos licenciandos. Para isso, foi realizada uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, de caráter documental e exploratório, a partir da análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) das licenciaturas ofertadas pela UFAL. Ao investigar como as disciplinas relacionadas à tecnologia estão estruturadas nos diferentes cursos e câmpus, esta pesquisa busca contribuir para o fortalecimento da formação docente diante da nova era de desafios digitais na educação. Compreender essa inserção é fundamental para garantir que os futuros professores estejam preparados para atuar de maneira atualizada às novas demandas tecnológicas.

Abstract

In an increasingly connected world, digital technologies have come to play a central role in people's lives, including in the educational context. In view of this reality, it is expected that teachers are prepared to integrate, in a critical and creative way, technological resources into their pedagogical work. In this scenario, initial teacher training plays a fundamental role, as it is in it that future teachers have the opportunity to reflect on the pedagogical uses of technology. This work aims to analyze how Informatics in Education is inserted in the teaching degree courses of the Federal University of Alagoas (UFAL), seeking to understand how the theme is approached in the curricula of future teachers and how it contributes to the training of undergraduates. For this, a research with a quali-quantitative approach, of documentary and exploratory character, was carried out, based on the analysis of the Pedagogical Course Projects (PPCs) of the degrees offered by UFAL. By investigating how technology-related disciplines are structured in different courses and campuses, this research seeks to contribute to the strengthening of teacher training in the face of the new era of digital challenges in education. Understanding this insertion is essential to ensure that future teachers are prepared to act in an up-to-date way to new technological demands.

Orientador(a)
Dr. Silva, André Almeida.
Banca Examinadora
Me. Silva, José Vitor de Abreu.
Ma. Alves, Nathália de Meneses.
Palavras-chave
Universidade Federal de Alagoas.
Formação docente.
Informática na educação.
Licenciaturas.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
31
Observações


Não foi possível exibir o PDF