Informática na educação: uma análise da formação de professores nos cursos de licenciatura da UFAL
Informática na educação: uma análise da formação de professores nos cursos de licenciatura da UFAL
<joao.lopes@arapiraca.ufal.br>
Em um mundo cada vez mais conectado, as tecnologias
digitais passaram a ocupar um papel central na vida das pessoas, inclusive no
contexto educacional. Diante dessa realidade, espera-se que os professores
estejam preparados para integrar, de forma crítica e criativa, os recursos
tecnológicos ao seu fazer pedagógico. Nesse cenário, a formação inicial docente
assume um papel fundamental, pois é nela que os futuros professores têm a
oportunidade de refletir sobre os usos pedagógicos da tecnologia. Este trabalho
tem como objetivo analisar como a Informática na Educação está inserida nos
cursos de licenciatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), buscando
compreender como a temática é abordada nas grades curriculares dos futuros
professores e de que forma ela contribui para a formação dos licenciandos. Para
isso, foi realizada uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, de caráter
documental e exploratório, a partir da análise dos Projetos Pedagógicos de
Curso (PPCs) das licenciaturas ofertadas pela UFAL. Ao investigar como as
disciplinas relacionadas à tecnologia estão estruturadas nos diferentes cursos
e câmpus, esta pesquisa busca contribuir para o fortalecimento da formação
docente diante da nova era de desafios digitais na educação. Compreender essa inserção
é fundamental para garantir que os futuros professores estejam preparados para
atuar de maneira atualizada às novas demandas tecnológicas.
In an increasingly connected world, digital
technologies have come to play a central role in people's lives, including in
the educational context. In view of this reality, it is expected that teachers
are prepared to integrate, in a critical and creative way, technological
resources into their pedagogical work. In this scenario, initial teacher
training plays a fundamental role, as it is in it that future teachers have the
opportunity to reflect on the pedagogical uses of technology. This work aims to
analyze how Informatics in Education is inserted in the teaching degree courses
of the Federal University of Alagoas (UFAL), seeking to understand how the
theme is approached in the curricula of future teachers and how it contributes
to the training of undergraduates. For this, a research with a
quali-quantitative approach, of documentary and exploratory character, was
carried out, based on the analysis of the Pedagogical Course Projects (PPCs) of
the degrees offered by UFAL. By investigating how technology-related
disciplines are structured in different courses and campuses, this research
seeks to contribute to the strengthening of teacher training in the face of the
new era of digital challenges in education. Understanding this insertion is
essential to ensure that future teachers are prepared to act in an up-to-date
way to new technological demands.
Ma. Alves, Nathália de Meneses.
Formação docente.
Informática na educação.
Licenciaturas.