Um estudo sobre as principais contingências causadoras da ansiedade dos estudantes do ensino médio na perspectiva da análise comportamental

Um estudo sobre as principais contingências causadoras da ansiedade dos estudantes do ensino médio na perspectiva da análise comportamental

Autor(a)
Brito, Adelânia Maria Silva de Brito.
<adelania.brito@arapiraca.ufal.com.br> Santos, Líliam Açucena Silva Santos.
<liliam.martins@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
23/05/2025
Curso/Outros
Psicologia (U. E. Palmeira dos Índios)
Número de folhas
70
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de conhecer as principais contingências que podem causar ansiedade aos estudantes do último ano do ensino médio. Ao longo do trabalho será explicado a filosofia do Behaviorismo Radical, a Análise do Comportamento e seus conceitos. Será descrito que a ansiedade é natural do ser humano e serviu para nossos ancestrais como meio de defesa, para se manterem vivos diante de perigos reais, como animais selvagens. Também será descrito a ansiedade na perspectiva da análise do comportamento, como essa ciência do comportamento compreende as psicopatologias, para a partir disso, ser explicado os transtornos ansiosos. Por fim, as principais contingências que podem ser aversivas para alguns estudantes, com base no modelo de Skinner e Estes (1941) sobre ansiedade, ressaltando a importância da análise funcional para compreender os comportamentos de cada indivíduo, levando em conta que cada um possui seus traços genéticos, sua história de vida e sua cultura. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e qualitativa para os estudos sobre Análise do Comportamento e ansiedade com essa base teórica. Também foi usado o modelo do experimento mais a análise funcional para analisar cada situação. Depois de realizar todas as análises, concluimos que as reclamações, críticas dos pais podem ser aversivos para muitos estudantes, incluindo a falta de habilidades comportamentais para lidarem com os desafios da vida que surgirem.

Abstract

This paper aims to understand the main contingencies that can cause anxiety in high school seniors. The philosophy of Radical Behaviorism, Behavior Analysis, and its concepts will be explained throughout the paper. It will be described that anxiety is natural to human beings and served our ancestors as a means of defense to stay alive in the face of real dangers, such as wild animals. Anxiety will also be described from the perspective of behavior analysis, as this science of behavior understands psychopathologies, in order to explain anxiety disorders. Finally, the main contingencies that can be aversive for some students will be discussed, based on Skinner and Estes' (1941) model on anxiety, highlighting the importance of functional analysis to understand the behaviors of each individual, taking into account that each person has their own genetic traits, life history, and culture. A bibliographic and qualitative research was carried out for studies on Behavior Analysis and anxiety with this theoretical basis. The experimental model plus functional analysis was also used to analyze each situation. After carrying out all the analyses, we concluded that complaints and criticism from parents can be aversive for many students, including the lack of behavioral skills to deal with life challenges that arise.

Orientador(a)
Me. Silva Júnior, Gérson Alves da.
Banca Examinadora
Dr.ª Silva, Luciene Amaral da.
Esp. Bastos, Sandy Duarte.
Palavras-chave
Ansiedade.
Behaviorismo (Psicologia).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
23
Observações


Não foi possível exibir o PDF