Etnomatemática nas relações comerciais da feira livre: um estudo de caso sobre sua integração na educação formal
Etnomatemática nas relações comerciais da feira livre: um estudo de caso sobre sua integração na educação formal
<monique.souza@arapiraca.ufal.br>
O presente
trabalho tem por objetivo investigar como a etnomatemática se faz presente nas vivências comerciais da feira
livre do município de Taquarana/AL, destacando o saber matemático utilizado por
feirantes na execução de suas atividades. O objetivo geral é utilizar a etnomatemática como recurso metodológico
para favorecer a compreensão significativa de conceitos matemáticos, por meio
de atividades baseadas no cotidiano dos alunos. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa, do tipo estudo de caso, com coleta de dados realizada por meio de
revisão bibliográfica, entrevistas semiestruturadas, observação participante,
diário de campo e aplicação de questionário com alunos partindo
de uma perspectiva etnomatemática do nono ano do Ensino Fundamental II, em escola
situada no centro da cidade. O material de pesquisa dá especial atenção
à obra de Ubiratan D’Ambrósio, considerado o “pai da matemática nacional”, e outros
estudiosos. Ao coletar e analisar informações durante o processo de pesquisa,
pode-se concluir que os feirantes desenvolveram conhecimento matemático prático
que vivenciaram e aplicaram efetivamente no exercício de suas atividades comerciais. Quando esse conhecimento é reconhecido e integrado aos ambientes escolares, ele pode promover
uma educação matemática mais inclusiva e
interdisciplinar, que conecta com as realidades dos alunos.
This study
aims to investigate how ethnomathematics is present in the commercial
experiences of the street market in the city of Taquarana/AL, highlighting the
mathematical knowledge used by market vendors in the execution of their
activities. The general objective is to use ethnomathematics as a
methodological resource to promote the meaningful understanding of mathematical
concepts, through activities based on the students' daily lives. This is a
qualitative research, of the case study type, with data collection carried out
through bibliographic review, semi-structured interviews, participant
observation, field diary and application of a questionnaire with students from
an ethnomathematical perspective in the ninth grade of Elementary School II, in
a school located in the city center. The research material pays special
attention to the work of Ubiratan D'Ambrósio, considered the "father of
national mathematics", and other scholars. By collecting and analyzing
information during the research process, it can be concluded that market
vendors developed practical mathematical knowledge that they experienced and
effectively applied in the exercise of their commercial activities. When this
knowledge is recognized and integrated into school environments, it can promote
a more inclusive and interdisciplinary mathematics education that connects with
students' realities.
Dr. Barros, José da Silva.
Ma. Silva, Kécia Maria Roberto da.
Feira livre.
Etnomatemática.
Saberes populares.