Etnomatemática nas relações comerciais da feira livre: um estudo de caso sobre sua integração na educação formal

Etnomatemática nas relações comerciais da feira livre: um estudo de caso sobre sua integração na educação formal

Autor(a)
Souza, Monique Tenório Barros de.
<monique.souza@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
22/05/2025
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
64
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar como a etnomatemática se faz presente nas vivências comerciais da feira livre do município de Taquarana/AL, destacando o saber matemático utilizado por feirantes na execução de suas atividades. O objetivo geral é utilizar a etnomatemática como recurso metodológico para favorecer a compreensão significativa de conceitos matemáticos, por meio de atividades baseadas no cotidiano dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com coleta de dados realizada por meio de revisão bibliográfica, entrevistas semiestruturadas, observação participante, diário de campo e aplicação de questionário com alunos partindo de uma perspectiva etnomatemática do nono ano do Ensino Fundamental II, em escola situada no centro da cidade. O material de pesquisa dá especial atenção à obra de Ubiratan D’Ambrósio, considerado o “pai da matemática nacional”, e outros estudiosos. Ao coletar e analisar informações durante o processo de pesquisa, pode-se concluir que os feirantes desenvolveram conhecimento matemático prático que vivenciaram e aplicaram efetivamente no exercício de suas atividades comerciais. Quando esse conhecimento é reconhecido e integrado aos ambientes escolares, ele pode promover uma educação matemática mais inclusiva e interdisciplinar, que conecta com as realidades dos alunos.

Abstract

This study aims to investigate how ethnomathematics is present in the commercial experiences of the street market in the city of Taquarana/AL, highlighting the mathematical knowledge used by market vendors in the execution of their activities. The general objective is to use ethnomathematics as a methodological resource to promote the meaningful understanding of mathematical concepts, through activities based on the students' daily lives. This is a qualitative research, of the case study type, with data collection carried out through bibliographic review, semi-structured interviews, participant observation, field diary and application of a questionnaire with students from an ethnomathematical perspective in the ninth grade of Elementary School II, in a school located in the city center. The research material pays special attention to the work of Ubiratan D'Ambrósio, considered the "father of national mathematics", and other scholars. By collecting and analyzing information during the research process, it can be concluded that market vendors developed practical mathematical knowledge that they experienced and effectively applied in the exercise of their commercial activities. When this knowledge is recognized and integrated into school environments, it can promote a more inclusive and interdisciplinary mathematics education that connects with students' realities.

Orientador(a)
Me. Porto, José Fábio Boia.
Coorientador(a)
Ma. Silva, Kécia Maria Roberto da.
Banca Examinadora
Dr. Lima, Elielson Magalhães.
Dr. Barros, José da Silva.
Ma. Silva, Kécia Maria Roberto da.
Palavras-chave
Educação matemática.
Feira livre.
Etnomatemática.
Saberes populares.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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