O uso da gamificação na preparação para a prova de matemática do SAEB: experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica

O uso da gamificação na preparação para a prova de matemática do SAEB: experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica

Autor(a)
Barros, José da Silva.
<jose.barros@arapiraca.ufal.br> Silva, Laura Maria da.
<laura.silva@arapiraca.ufal.br> Almeida, Rafaella Manuella dos Santos.
<rafaella.almeida@arapiraca.ufal.br> Fonseca, Simone Silva da .
<simonefonsecasilva@hotmail.com>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
18/06/2025
Curso/Outros
Matemática
Número de folhas
24
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho aborda a aplicação da gamificação como estratégia de ensino para auxiliar estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental na preparação para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). A pesquisa foi realizada no âmbito da Residência Pedagógica, na escola parceira Escola Municipal de Educação Básica Prefeito Benício Ferreira Reis, localizada no Distrito Pé Leve, no município de Limoeiro de Anadia/AL. O estudo investiga como a gamificação, que envolve a incorporação de elementos de jogos em contextos educacionais, pode melhorar a motivação, engajamento e desempenho dos alunos durante o processo de preparação para a avaliação do SAEB. Como metodologia, as residentes desenvolveram e implementaram estratégias gamificadas no ambiente de sala de aula, utilizando elementos como pontuação, recompensas virtuais, desafios e competições entre os alunos. O relato de experiência descreve as experiências vivenciadas durante a aplicação do Caça ao Qr Code e o Quiz Matemático - atividades dinâmicas gamificadas que foram projetadas e aplicadas, bem como os resultados observados. Esses resultados podem incluir melhorias no interesse dos alunos pelo conteúdo, aumento do tempo dedicado ao estudo, maior colaboração entre os estudantes e, potencialmente, um melhor desempenho nas avaliações do SAEB.

Abstract

This paper addresses the application of gamification as a teaching strategy to assist 9th-grade elementary school students in preparing for the Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) test. The research was carried out within the scope of the Residência Pedagógica, at the partner school Escola Municipal de Educação Básica Prefeito Benício Ferreira Reis, located in the Distrito Pé Leve, in the municipality of Limoeiro de Anadia/AL. The study investigates how gamification, which involves incorporating game elements into educational contexts, can improve students' motivation, engagement, and performance during the preparation process for the SAEB assessment. As a methodology, the residents developed and implemented gamified strategies in the classroom environment, using elements such as scoring, virtual rewards, challenges, and competitions among students. The experience report describes the experiences lived during the application of the Caça ao Qr Code and the Quiz Matemático - dynamic gamified activities designed and applied, as well as the results observed. These outcomes may include improvements in student interest in the content, increased time spent studying, increased collaboration among students, and potentially improved performance on SAEB assessments.

Orientador(a)
Dr. Barros, José da Silva.
Coorientador(a)
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Banca Examinadora
Me. Porto, José Fábio Boia.
Dr. Bonutti, Moreno Pereira.
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Palavras-chave
Ensino de matemática.
Gamificação.
Programa Residência Pedagógica (PRP).
Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
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