O uso da gamificação na preparação para a prova de matemática do SAEB: experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica
O uso da gamificação na preparação para a prova de matemática do SAEB: experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica
<jose.barros@arapiraca.ufal.br> Silva, Laura Maria da.
<laura.silva@arapiraca.ufal.br> Almeida, Rafaella Manuella dos Santos.
<rafaella.almeida@arapiraca.ufal.br> Fonseca, Simone Silva da .
<simonefonsecasilva@hotmail.com>
Este
trabalho aborda a aplicação da gamificação como estratégia de ensino para
auxiliar estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental na preparação para a prova
do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). A pesquisa foi realizada no
âmbito da Residência Pedagógica, na escola parceira Escola Municipal de
Educação Básica Prefeito Benício Ferreira Reis, localizada no Distrito Pé Leve,
no município de Limoeiro de Anadia/AL. O estudo investiga como a gamificação,
que envolve a incorporação de elementos de jogos em contextos educacionais,
pode melhorar a motivação, engajamento e desempenho dos alunos durante o
processo de preparação para a avaliação do SAEB. Como metodologia, as
residentes desenvolveram e implementaram estratégias gamificadas no ambiente de
sala de aula, utilizando elementos como pontuação, recompensas virtuais,
desafios e competições entre os alunos. O relato de experiência descreve as
experiências vivenciadas durante a aplicação do Caça ao Qr Code e o Quiz
Matemático - atividades dinâmicas gamificadas que foram projetadas e aplicadas,
bem como os resultados observados. Esses resultados podem incluir melhorias no
interesse dos alunos pelo conteúdo, aumento do tempo dedicado ao estudo, maior
colaboração entre os estudantes e, potencialmente, um melhor desempenho nas
avaliações do SAEB.
This
paper addresses the application of gamification as a teaching strategy to
assist 9th-grade elementary school students in preparing for the Sistema de
Avaliação da Educação Básica (SAEB) test. The research was carried out within
the scope of the Residência Pedagógica, at the partner school Escola Municipal
de Educação Básica Prefeito Benício Ferreira Reis, located in the Distrito Pé
Leve, in the municipality of Limoeiro de Anadia/AL. The study investigates how
gamification, which involves incorporating game elements into educational
contexts, can improve students' motivation, engagement, and performance during
the preparation process for the SAEB assessment. As a methodology, the
residents developed and implemented gamified strategies in the classroom
environment, using elements such as scoring, virtual rewards, challenges, and
competitions among students. The experience report describes the experiences
lived during the application of the Caça ao Qr Code and the Quiz Matemático -
dynamic gamified activities designed and applied, as well as the results
observed. These outcomes may include improvements in student interest in the content,
increased time spent studying, increased collaboration among students, and
potentially improved performance on SAEB assessments.
Dr. Bonutti, Moreno Pereira.
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Gamificação.
Programa Residência Pedagógica (PRP).
Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).