Metodologia ativa sala de aula invertida e aprendizagem significativa na prática docente no ensino de física

Metodologia ativa sala de aula invertida e aprendizagem significativa na prática docente no ensino de física

Autor(a)
Santos, Samuel Vieira dos .
<vieirasantos1977@gmail.com>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
27/05/2025
Curso/Outros
Física
Número de folhas
80
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O processo de ensino-aprendizagem tem se tornado um desafio crescente. Em relação ao ensino de Física, é evidente a percepção negativa por parte dos estudantes, que frequentemente se sentem desmotivados devido à escassez de recursos tecnológicos disponibilizados em suas práticas pedagógicas. Para acompanhar essa evolução tecnológica que se intensifica, torna-se necessário promover uma mudança no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, é necessário buscar novas ferramentas tecnológicas e metodologias ativas que possam auxiliar o ensino de Física. Assim, este trabalho propõe fazer um estudo bibliográfico sobre o uso da Metodologia ativa Sala de aula Invertida aliada a Teoria da Aprendizagem Significativa na prática docente no ensino de física, com o objetivo de complementar o ensino de Física e aumentar a frequência das práticas experimentais em sala de aula. O foco da escolha desse tema é investigar na literatura a utilização de práticas pedagógicas e métodos qualitativos (sequência didática, experimentos ou simulações), aliadas as mais diferentes formas de tecnologia (plataformas digitais) e metodologias ativas, indicadores que demonstrem, durante o processo de ensino - aprendizagem, que os conceitos adquiridos pelos alunos tenham sido por eles apropriados e se tornado significativos, promovendo uma aprendizagem ativa, construtiva e colaborativa na disciplina de física. Além disso, pretende verificar se a teoria da aprendizagem significativa e metodologia ativa possam auxiliar no processo de ensino de Física, transformando o ambiente de aprendizagem para engajar, motivar e melhorar o desempenho dos alunos. O instrumento que será utilizado para coleta de dados consiste em analisar na literatura existente, trabalhos sobre sala de aula invertida e teoria da aprendizagem significa, utilizadas para potencializar o processo de ensino e aprendizagem de física no ensino médio. Portanto, a ideia é trazer uma abordagem de ensino que permitam uma participação ativa do estudante, permitindo que sejam valorizadas as concepções alternativas dos estudantes, possibilitando que seja o estudante o construtor do seu próprio conhecimento. Portanto, o trabalho surge como forma de trazer alternativas ao método tradicional do ensino de Física predominante no Brasil, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para cobrir essas lacunas.

Abstract

The teaching-learning process has become an increasingly significant challenge. Regarding Physics instruction, there is a clear negative perception among students, who frequently feel demotivated due to the scarcity of technological resources provided in their pedagogical practices. In order to keep pace with this intensifying technological evolution, it is necessary to implement changes in the teaching and learning process. Furthermore, there is a need to seek new technological tools and active methodologies that can support Physics teaching. Thus, this work proposes a bibliographic study on the use of the flipped classroom active methodology combined with Theory of meaningful learning in teaching practice for Physics education, with the objective of complementing Physics instruction and increasing the frequency of experimental practices in the classroom. The focus in choosing this topic is to investigate in the literature how pedagogical practices and qualitative methods (such as didactic sequences, experiments, or simulations), allied with various technological tools (e.g., digital platforms) and active methodologies, serve as indicators that, during the teaching-learning process, the concepts acquired by the students have been properly appropriated and have become meaningful, thereby promoting active, constructive, and collaborative learning in Physics. Furthermore, it intends to verify if the theory of meaningful learning and active methodologies can support the Physics teaching process by transforming the learning environment to engage, motivate, and enhance student performance. The instrument intended for data collection involves analyzing existing literature, including studies on flipped classrooms and meaningful learning theory, utilized to optimize the teaching and learning process of Physics at the high school level. Thus, the idea is to adopt a teaching approach that fosters active student participation, valuing the students' alternative conceptions and enabling them to become the architects of their own knowledge. Consequently, this work emerges as a means of introducing alternatives to the traditional method of Physics teaching predominant in Brazil, and it is expected that this research will contribute to addressing these gaps

Orientador(a)
Dr. Lima, Emerson de.
Banca Examinadora
Dr. Santos, Rafael Vieira dos.
Dr. Sales, Tasso de Oliveira.
Palavras-chave
Newton , Leis de.
Metodologias ativas.
Aprendizagem significativa.
Ensino de física.
Sala de aula invertida .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
17
Observações


Não foi possível exibir o PDF