Aplicação do método estudo de caso em educação ambiental no ensino de química: uma revisão sistemática de literatura

Aplicação do método estudo de caso em educação ambiental no ensino de química: uma revisão sistemática de literatura

Autor(a)
Oliveira, Ivanneide Santos.
<ivanneide.oliveira@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
23/05/2025
Curso/Outros
Química
Número de folhas
77
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho consiste em uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de analisar e inferir sobre a importância de integrar a Educação Ambiental ao ensino de química, utilizando o método Estudo de Caso. Essa abordagem visa permitir formar cidadãos mais conscientes e engajados com as questões socioambientais, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável. A pesquisa teve por intuito analisar de que maneira o método de Estudo de Caso é proposto nas produções na área da Educação Ambiental no Ensino de Química nos últimos 5 anos (2020-2024), bem como identificar, avaliar e discutir os desafios, limitações e contribuições apontadas. Foram selecionados cinco artigos que atenderam aos critérios estabelecidos. Os resultados foram organizados em três seções: (1) análise das abordagens metodológicas empregadas nos estudos de caso relacionados à Educação Ambiental no ensino de Química; (2) identificação dos principais desafios e limitações relatados; e (3) avaliação das contribuições do método para a produção de conhecimento na área. Através da pesquisa realizada foi possível concluir que a utilização do método estudo de caso no ensino de Química, com foco em temas ambientais, ainda é escassa e que na maioria das pesquisas o método é utilizado como uma ferramenta metodológica. No entanto, a utilização do método Estudo de Caso junto a outras metodologias na Educação Ambiental no ensino de Química proporciona uma abordagem prática e contextualizada que promove a reflexão crítica dos estudantes sobre questões ambientais, sociais, econômicas e políticas.

Abstract

This work consists of a systematic review of the literature with the objective of analyzing and inferring about the importance of integrating Environmental Education into chemistry teaching, using the Case Study method.This approach aims to educate citizens who are more aware and engaged with socio-environmental issues, contributing to the construction of a more sustainable future. The research aimed to analyze how the Case Study method is proposed in productions in the area of ​​Environmental Education in Chemistry Teaching in the last 5 years (2020 - 2024), as well as to identify, evaluate and discuss the challenges, limitations and contributions pointed out. Five articles that met the established criteria were selected.The results were organized into three sections: (1) analysis of the methodological approaches used in case studies related to Environmental Education in Chemistry teaching; (2) identification of the main challenges and limitations reported; and (3) evaluation of the contributions of the method to the production of knowledge in the area. Through the research carried out, it was possible to conclude that the use of the case study method in Chemistry teaching, with a focus on environmental issues, is still scarce and that in most research the method is used as a methodological tool. However, the use of the Case Study method together with other methodologies in Environmental Education in Chemistry teaching provides a practical and contextualized approach that promotes students' critical reflection on environmental, social, economic and political issues.

Orientador(a)
Dr. Araújo, Adelmo Fernandes.
Banca Examinadora
Dr.ª Oliveira, Iara Terra de.
Me. Moreira, José Souza.
Palavras-chave
Educação ambiental.
Ensino de química.
Estudos de caso.
Revisão da literatura.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Anexos


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