Aplicação do método estudo de caso em educação ambiental no ensino de química: uma revisão sistemática de literatura
Aplicação do método estudo de caso em educação ambiental no ensino de química: uma revisão sistemática de literatura
<ivanneide.oliveira@arapiraca.ufal.br>
Este trabalho consiste em uma revisão sistemática da
literatura com o objetivo de analisar
e inferir sobre a importância de integrar a Educação Ambiental ao ensino de
química, utilizando o método Estudo de Caso. Essa abordagem visa permitir
formar cidadãos mais conscientes e engajados com as questões socioambientais,
contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável. A pesquisa teve
por intuito analisar de que maneira o método de Estudo de Caso é proposto nas
produções na área da Educação Ambiental no Ensino de Química nos últimos 5 anos
(2020-2024), bem como identificar, avaliar e discutir os desafios, limitações e
contribuições apontadas. Foram selecionados cinco artigos que atenderam
aos critérios estabelecidos. Os resultados foram organizados em três seções:
(1) análise das abordagens metodológicas empregadas nos estudos de caso
relacionados à Educação Ambiental no ensino de Química; (2) identificação dos
principais desafios e limitações relatados; e (3) avaliação das contribuições
do método para a produção de conhecimento na área. Através da pesquisa realizada foi possível
concluir que a utilização do método estudo de caso no ensino de Química, com
foco em temas ambientais, ainda é escassa e que na maioria das pesquisas o
método é utilizado como uma ferramenta metodológica. No entanto, a utilização
do método Estudo de Caso junto a outras metodologias na Educação Ambiental no
ensino de Química proporciona uma abordagem prática e contextualizada que
promove a reflexão crítica dos estudantes sobre questões ambientais, sociais, econômicas
e políticas.
This work consists of a systematic review of the
literature with the objective of analyzing and inferring about the importance
of integrating Environmental Education into chemistry teaching, using the Case
Study method.This approach aims to educate citizens who are
more aware and engaged with socio-environmental issues, contributing to the
construction of a more sustainable future. The research aimed to analyze how
the Case Study method is proposed in productions in the area of Environmental
Education in Chemistry Teaching in the last 5 years (2020 - 2024), as well as
to identify, evaluate and discuss the challenges, limitations and contributions
pointed out. Five articles that met the established criteria were selected.The
results were organized into three sections: (1) analysis of the methodological
approaches used in case studies related to Environmental Education in Chemistry
teaching; (2) identification of the main challenges and limitations reported;
and (3) evaluation of the contributions of the method to the production of
knowledge in the area. Through the research carried out, it was possible to
conclude that the use of the case study method in Chemistry teaching, with a
focus on environmental issues, is still scarce and that in most research the
method is used as a methodological tool. However, the use of the Case Study
method together with other methodologies in Environmental Education in
Chemistry teaching provides a practical and contextualized approach that
promotes students' critical reflection on environmental, social, economic and
political issues.
Me. Moreira, José Souza.
Ensino de química.
Estudos de caso.
Revisão da literatura.
Em inclusão....