Os percursos e enfrentamentos de mães e pais de crianças e jovens com autismo

Os percursos e enfrentamentos de mães e pais de crianças e jovens com autismo

Autor(a)
Souza, Leyla Rodrigues de.
<leyla.sousa@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
12/05/2025
Curso/Outros
Psicologia (U. E. Palmeira dos Índios)
Número de folhas
77
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

O presente trabalho tem a finalidade de investigar as repercussões da chegada de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no cotidiano das famílias, buscando identificar os impactos emocionais, sociais e estruturais enfrentados após o diagnóstico e quais estratégias de enfrentamento são mobilizadas nesse processo. Para isso, adotamos a perspectiva sócio-histórica como referencial teórico, com o objetivo de compreender como o contexto social e cultural influenciam as experiências familiares diante do TEA. No que se refere aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo revisão integrativa, realizada no repositório da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Nas buscas foram utilizados os descritores “Transtorno do Espectro do Autismo”, “transtorno autístico”, “relações familiares”, “família”, “criança”, “adolescente” e “mães”. Considerando os critérios de inclusão e exclusão, onze artigos foram selecionados. Assim sendo, para fins de análise, o material foi organizado em quatro categorias: 1) O diagnóstico: percursos e aceitação; 2) Tratamento e suas adversidades; 3) Sobrecarga e estresse no cuidado da pessoa com TEA, e 4) Preconceito e o TEA. Os principais resultados indicam que o diagnóstico provoca mudanças profundas na rotina familiar, exigindo reorganização das atividades cotidianas, renúncias profissionais, além de gerar estresse e sobrecarga emocional, especialmente nas mães. Destaca-se ainda a importância do fortalecimento das redes de apoio e da formulação de políticas públicas que ofereçam suporte efetivo às famílias, promovendo inclusão, acolhimento e qualidade de vida.

Abstract

This study aims to investigate the repercussions of the arrival of a child with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the daily lives of families, seeking to identify the emotional, social, and structural impacts faced after the diagnosis and the coping strategies mobilized in this process. To this end, the socio-historical perspective was adopted as the theoretical framework, aiming to understand how the social and cultural context influences family experiences in the face of ASD. Regarding the methodological aspects, this is a qualitative study, of the integrative review type, conducted in the Virtual Health Library (BVS). The search used the following descriptors: “Autism Spectrum Disorder,” “autistic disorder,” “family relationships,” “family,” “child,” “adolescent,” and “mothers.” Considering the inclusion and exclusion criteria, eleven articles were selected. For analytical purposes, the material was organized into four categories: 1) The diagnosis: paths and acceptance; 2) Treatment and its adversities; 3) Overload and stress in caring for individuals with ASD; and 4) Prejudice and ASD. The main findings indicate that the diagnosis causes profound changes in family routines, requiring the reorganization of daily activities and professional sacrifices, in addition to generating stress and emotional overload, especially among mothers. Furthermore, the study emphasizes the importance of strengthening support networks and formulating public policies that provide effective assistance to families, promoting inclusion, acceptance, and quality of life.

Orientador(a)
Dr.ª Bezerra, Cássia de Castro.
Banca Examinadora
Esp. Melo, Amanda Ferreira de.
Esp. Melo, Amanda Ferreira de.
Ma. Sandres, Carolina Sena do Vale.
Palavras-chave
Autismo.
Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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