Análise da aplicação de ferramentas da gestão de custo para uma precificação estratégica: um estudo de caso em uma padaria na cidade de Arapiraca - AL

Análise da aplicação de ferramentas da gestão de custo para uma precificação estratégica: um estudo de caso em uma padaria na cidade de Arapiraca - AL

Autor(a)
Silva, Paulo Henrique Cavalcante da.
<paul.cavalcantesilva@gmail.com>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
02/06/2025
Curso/Outros
Administração
Número de folhas
38
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A oferta de produtos com preços estratégicos é de suma importância para uma organização ter destaque no mercado e fique à frente da sua concorrência. Por isso, é importante que as empresas entendam seus custos e preços e saibam utilizar as ferramentas de gestão de custos a seu favor. O presente estudo foi aplicado na panificadora nosso pão, localizada na cidade de Arapiraca-AL e foi realizada no mês de setembro de 2024 através da coleta de dados por meio de formulário e da análise desses dados através do software Excel e Power BI junto com ferramentas de gestão de custo, por meio dessas características a pesquisa foi caracterizada como estudo de caso. Devido à falta de conhecimento dos proprietários, todas as ferramentas utilizadas foram aplicadas do zero e o estudo se restringiu a uma fração dos produtos ofertados pela empresa. Por fim, os resultados obtidos mostraram que a empresa possui produtos que proporcionam uma boa margem de contribuição e lucro, os poucos produtos com margens baixas ou negativas tiveram seus preços alterados para proporcionar lucro a empresa. 

Abstract

The strategic pricing of products is essential for an organization to stand out in the market and stay ahead of its competitors. Therefore, it is crucial for companies to understand their costs and pricing structures and to effectively utilize cost management tools. This study was conducted at Panificadora Nosso Pão, located in Arapiraca, Alagoas (Brazil), during September 2024. Data was collected through questionnaires and analyzed using Excel, Power BI, and cost management tools, characterizing the research as a case study. Due to the owners’ lack of knowledge on the subject, all tools were implemented from scratch, and the study focused on a subset of the company’s products. The results indicated that while most products generated a satisfactory contribution margin and profit, a few with low or negative margins had their prices adjusted to ensure profitability for the company. 

Orientador(a)
Ma. Soares, Patrícia de Carvalho Diniz.
Banca Examinadora
Dr. David, Acúrcio Castelo.
Me. Costa, Adriano César Rosa da.
Palavras-chave
Administração.
Gestão de custos.
Lucros.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
4
Observações


Não foi possível exibir o PDF