O lúdico como estratégia facilitadora no ensino de matemática na educação de jovens e adultos
O lúdico como estratégia facilitadora no ensino de matemática na educação de jovens e adultos
<ayonarpereira@gmail.com>
O ensino da matemática na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), em sua maioria, ainda é realizada de maneira enfadonha para os alunos, através de aulas expositivas e sem contexto. Diante de tal realidade, este trabalho teve como objetivo geral utilizar o lúdico como recurso didático no ensino da Matemática para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), buscando contribuir para o resgate e a melhoria da aprendizagem dessa ciência essencial para a vida cotidiana. O trabalho fez uso dos princípios da pesquisa qualitativa, através de uma atividade lúdica, denominada Investimática, aplicada em duas turmas da EJA, em uma escola localizada na zona urbana de Arapiraca/AL. Diante dos resultados obtidos aponta-se a necessidade de realizar uma remodelação didática para os alunos da EJA, de modo que seja voltada para a realidade dos mesmos e que levem em consideração os conhecimentos já adquiridos por esses alunos antes de iniciarem ou retomarem a sua vida escolar, para que assim haja uma aprendizagem significativa.
Mathematics teaching in the Youth and Adult Education (YAE) modality is still mostly carried out in a dull way for students, through expository classes and without context. Given this reality, this study had as its general objective to use playful as a didactic resource in teaching Mathematics to students of Youth and Adult Education (YAE), seeking to contribute to the rescue and improvement of the learning of this essential science for everyday life. The study used the principles of qualitative research, through a playful activity, called Investmatics applied in two YAE classes, in a school located in the urban area of Arapiraca/AL. Given the results obtained, it is necessary to carry out a didactic remodeling for YAE students, so that it is focused on their reality and takes into account the knowledge already acquired by these students before starting or returning to school life, so that there is meaningful learning.
Dr.ª Fonseca, Simone Silva da.
Ludicidade.
Jogos e brincadeiras.
Jogos educativos.
Educação de Jovens e Adultos (EJA).