Evasão de discentes do curso de Administração Pública da UFAL - Arapiraca no período 2011-2018
Evasão de discentes do curso de Administração Pública da UFAL - Arapiraca no período 2011-2018
A evasão discente representa um desafio crítico no ensino superior brasileiro, impactando indivíduos, instituições e a sociedade. Compreender suas dinâmicas é fundamental para o desenvolvimento de políticas eficazes de permanência, especialmente em cursos estratégicos como Administração Pública. Este artigo objetiva analisar a dinâmica temporal e os padrões de ocorrência da evasão discente no curso de Bacharelado em Administração Pública da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca. Realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa a partir de dados secundários do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) referentes às trajetórias dos ingressantes entre 2011 e 2018. Os resultados revelam uma taxa de evasão acumulada superior a 60%, indicando que menos de 35% dos alunos concluíram o curso no período analisado. Dois momentos críticos foram identificados: uma alta concentração de desligamentos nos períodos iniciais, com destaque para o 2º período (responsável por mais de 20% do total das evasões), e a persistência do fenômeno nas fases finais, possivelmente relacionadas a dificuldades com estágio e Trabalho de Conclusão de Curso. Este estudo avança o conhecimento ao mapear os períodos de maior vulnerabilidade à evasão neste contexto específico, fornecendo evidências quantitativas que podem subsidiar a gestão acadêmica na elaboração de estratégias de retenção mais direcionadas e informando futuras pesquisas sobre as causas subjacentes.
Student attrition represents a critical challenge in Brazilian higher education, impacting individuals, institutions, and society. Understanding its dynamics is fundamental to developing effective retention policies, especially in strategic programs such as Public Administration. This article aims to analyze the temporal dynamics and occurrence patterns of student attrition in the Bachelor's Degree in Public Administration at the Federal University of Alagoas (UFAL), Arapiraca campus. A descriptive study with a quantitative approach was conducted using secondary data from the Integrated Academic Activities Management System (SIGAA) regarding the trajectories of incoming students between 2011 and 2018. The results reveal a cumulative attrition rate of over 60%, indicating that less than 35% of students completed the course during the analyzed period. Two critical periods were identified: a high concentration of dropouts in the initial semesters, particularly the second semester (accounting for over 20% of total dropouts), and the persistence of the phenomenon in the final semesters, possibly related to difficulties with internships and the final project. This study advances knowledge by mapping the periods of greatest vulnerability to dropout in this specific context, providing quantitative evidence that can support academic management in developing more targeted retention strategies and informing future research on the underlying causes.
Ma. Silva, Fabiana de Cássia de Araújo.
Administração pública.
Ensino superior.
Gestão acadêmica.