A música como instrumento mediador no processo de ensino aprendizagem na educação infantil

A música como instrumento mediador no processo de ensino aprendizagem na educação infantil

Autor(a)
Barros, Eloise Sousa.
<eloise.barros@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
05/06/2025
Curso/Outros
Psicologia (U. E. Palmeira dos Índios)
Número de folhas
75
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

O presente trabalho discorre sobre a utilização da música como instrumento mediador no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil, enfatizando seus benefícios para o desenvolvimento integral das crianças. Esta pesquisa tem como objetivo geral: Investigar as contribuições da música para o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil, visando ao desenvolvimento global das crianças. Tal propósito desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: conceituar a música e traçar um breve panorama de seu percurso histórico no Brasil; relacionar as concepções de ensino e aprendizagem com a educação musical; associar o entendimento em Psicologia à Educação musical e suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional das crianças. Baseando seus estudos na Teoria histórico-cultural, apresentando a mediação como um processo fundamental para o desenvolvimento cognitivo. Sua metodologia é de natureza bibliográfica e qualitativa, utilizando o método de Revisão Sistemática da Literatura. Para a coleta de dados utilizamos a base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para realizar a pesquisa, definimos como critérios de seleção os estudos brasileiros publicados entre os anos de 2015 a 2024. Como instrumento analítico, utilizamos a revisão sistemática e a ferramenta do Fluxograma do Protocolo PRISMA 2020. São abordadas as contribuições da música para o desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional, além de destacar a importância da sua integração nas práticas pedagógicas cotidianas. O estudo também evidencia a lacuna na formação específica dos educadores para a aplicação eficaz da música no ambiente escolar. A pesquisa sugere que o uso planejado e sistemático de atividades musicais pode potencializar o processo educativo, promovendo uma formação mais completa e humanizadora.

Abstract

The present work discusses the use of music as a mediating instrument in the teaching-learning process in early childhood education, emphasizing its benefits for the integral development of children. This research has the following general objectives: To investigate the contributions of music to the teaching-learning process in early childhood education, aiming at the global development of children. This purpose unfolds into the following specific objectives: to define music and outline a brief overview of its historical journey in Brazil; relate the concepts of teaching and learning with musical education; associate understanding in Psychology with musical education and its contributions to children's cognitive, motor, and socio-emotional development. Basing his studies on the historical-cultural theory, presenting mediation as a fundamental process for cognitive development. Its methodology is of a bibliographic and qualitative nature, using the method of Systematic Review of the Literature. For data collection, we used the database of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). To carry out the research, Brazilian studies published between the years 2015 and 2024 were defined as selection criteria. As an analytical tool, we used the systematic review and the PRISMA 2020 Protocol Flowchart tool. The contributions of music to cognitive, motor and socio-emotional development are addressed, in addition to highlighting the importance of its integration into everyday pedagogical practices. The study also highlights the gap in the specific training of educators for the effective application of music in the school environment. The research suggests that the planned and systematic use of musical activities can enhance the educational process, promoting a more complete and humanizing education.

Orientador(a)
Dr. Silva, Lucas Pereira da.
Banca Examinadora
Dr. Santos, Antonio César de Holanda.
Freitas, Christiano Oliveira de.
Esp. Silva, Éverton Lacerda.
Palavras-chave
Psicologia educacional .
Ensino e aprendizagem.
Musicoterapia.
Aprendizagem (Psicologia).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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