Masculinidades negras no RAP: uma análise das letras de Baco Exu do Blues
Masculinidades negras no RAP: uma análise das letras de Baco Exu do Blues
<janielefranca23@gmail.com> Santos Júnior, Luciano Felizardo dos.
<felizardo.lu99@gmail.com>
Este trabalho analisa a representação das masculinidades negras na obra de Baco Exu do Blues, articulando aspectos de raça, gênero e subjetividade no rap brasileiro. A pesquisa parte de uma contextualização histórica das masculinidades negras e do papel do rap como meio de resistência cultural e construção de pensamento. Em seguida, investiga a discografia de Baco, destacando como suas letras abordam a vulnerabilidade emocional, a busca pela compreensão dos próprios sentimentos e a relação com as condições externas – sociais e culturais. A metodologia utilizada é qualitativa, com análise de conteúdo das letras de suas músicas. O estudo evidencia como a obra do artista propõe uma nova configuração das masculinidades negras, articulando experiências de vulnerabilidade, autoaceitação e afetividade, e ampliando o debate sobre as múltiplas formas de ser homem no contexto do rap. Além disso, o trabalho ressalta o impacto da obra de Baco no fortalecimento da autoestima da juventude negra e na construção de novos referenciais positivos de identidade masculina no Brasil.
This study analyzes the representation of Black masculinities in the work of Baco Exu do Blues, articulating aspects of race, gender, and subjectivity in Brazilian rap. The research begins with a historical contextualization of Black masculinities and the role of rap as a means of cultural resistance and critical thought. It then investigates Baco's discography, highlighting how his lyrics address emotional vulnerability, the search for self-understanding, and the relationship with external social and cultural conditions. The methodology is qualitative, with content analysis of the artist's lyrics. The study demonstrates how Baco's work proposes a new configuration of Black masculinities, articulating experiences of vulnerability, self-acceptance, and affection, thus broadening the debate on the multiple forms of being a man in the context of rap. Furthermore, the study emphasizes how music can function as a tool for questioning and transforming rigid gender norms, while offering new paths for self-perception and collective identity.
Me. Santana Júnior, José Balbino de.
Homens negros.
Rap (Música).