Mulheres na universidade: perspectivas de estudantes de Psicologia do interior de Alagoas sobre a vivência universitária
Mulheres na universidade: perspectivas de estudantes de Psicologia do interior de Alagoas sobre a vivência universitária
<ila.oliveira@arapiraca.ufal.b>
Essa pesquisa tem como objetivo central compreender as perspectivas de estudantes de Psicologia mulheres sobre a experiência de ser mulher na universidade. Atualmente, em nossa sociedade, as mulheres enfrentam múltiplos obstáculos para se inserir e se manter no ambiente acadêmico e universitário. Essa dificuldade não se limita apenas ao acesso ao ensino superior, mas também se estende às condições desiguais de permanência e participação plena nos espaços acadêmicos. Para além das demandas características da vida estudantil, como a dedicação aos estudos, a participação em atividades extracurriculares e o cumprimento de exigências acadêmicas, as mulheres carregam consigo uma série de responsabilidades que historicamente lhes foram atribuídas. Muitas vezes, acumulam funções de cuidado com familiares, responsabilidades domésticas e, em alguns casos, a conciliação com atividades profissionais. Essas múltiplas jornadas impõem uma sobrecarga física e emocional que impacta diretamente sua trajetória acadêmica. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, nas quais foram abordadas questões relacionadas ao feminino e às formas pelas quais o ambiente acadêmico pode tanto potencializar quanto limitar essas a vivência feminina. Os dados obtidos deram origem a discussões relevantes sobre a presença feminina na universidade, revelando que esse espaço, embora seja promotor de crescimento e autonomia, ainda carece de ações mais efetivas no enfrentamento das desigualdades de gênero. A pesquisa evidenciou que a universidade tem papel fundamental na valorização das mulheres e na promoção de debates que visibilizem as especificidades e desafios enfrentados por elas, unicamente por sua condição de gênero. A partir das falas das participantes, foi possível identificar expectativas, críticas e sugestões sobre o que precisa ser transformado e o que merece ser mantido na dinâmica universitária. As participantes destacaram o desejo por uma universidade que vá além da formação técnica e que promova o desenvolvimento humano e social, reconhecendo as singularidades das mulheres neste espaço. Além disso, descreveram situações de assédio e discriminação, e a sobrecarga emocional que enfrentam no cotidiano do curso. As falas evidenciam que a permanência da mulher no ensino superior não depende apenas do acesso, mas de condições concretas que favoreçam sua trajetória com dignidade, segurança e reconhecimento. Ressaltou-se ainda a importância da participação ativa dos homens nesses processos, visto que a construção de um espaço acadêmico mais justo e equitativo demanda o envolvimento coletivo. Ainda que os avanços ocorram de forma gradual, é por meio da escuta, do acolhimento e da ampliação dos debates que se pode-se fortalecer e legitimar a presença do feminino tanto dentro quanto fora da universidade.
The main objective of this research is to understand the perspectives of female psychology students on the experience of being a woman at university. Currently, in our society, women face multiple obstacles to entering and remaining in the academic and university environment. This difficulty is not limited to access to higher education, but also extends to unequal conditions for remaining and fully participating in academic spaces. In addition to the demands that are typical of student life, such as dedication to studies, participation in extracurricular activities and meeting academic requirements, women carry with them a series of responsibilities that have historically been attributed to them. They often have to take on the role of caring for family members, domestic responsibilities and, in some cases, work-life balance. These multiple journeys impose a physical and emotional overload that directly impacts your academic trajectory. To this end, semi-structured interviews were conducted, in which issues related to femininity and the ways in which the academic environment can both enhance and limit these female experiences were addressed. The data obtained gave rise to relevant discussions about the female presence at university, revealing that this space, although it promotes growth and autonomy, still lacks more effective actions in tackling gender inequalities. The research showed that the university plays a fundamental role in valuing women and promoting debates that highlight the specificities and challenges they face, solely due to their gender. Based on the participants' statements, it becomes possible to identify expectations, criticisms and suggestions about what needs to be transformed and what deserves to be maintained in the university dynamics. The participants demonstrate a desire for a university that goes beyond technical training and also promotes human and social development, recognizing their uniqueness as women. In addition to facing situations of harassment and discrimination, and the emotional overload faced by students who accumulate multiple roles inside and outside the university. Their statements show that women's permanence in higher education does not depend only on access, but on concrete conditions that favor their trajectory with dignity, security and recognition.The importance of men's active participation in these processes is also highlighted, since the construction of a more fair and equitable academic space demands collective involvement. Even though progress occurs gradually, it is through listening, welcoming and expanding debates that the presence of women can be strengthened and legitimized both inside and outside the university.
Ma. Barbosa, Lidiane dos Santos.
Ensino superior - Alagoas.