Proposta de material didático para o ensino de separação de mistura através da temática água utilizando um destilador construído com materiais alternativos e que usa energia solar

Proposta de material didático para o ensino de separação de mistura através da temática água utilizando um destilador construído com materiais alternativos e que usa energia solar

Autor(a)
Nascimento, Jarbiane Gomes do.
<jarbiane.nascimento@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
12/12/2024
Curso/Outros
Química
Número de folhas
47
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

A contextualização no ensino de ciências tem sido defendida por diretrizes oficiais, educadores e pesquisadores como princípio norteador para uma educação voltada para a cidadania que possibilite a aprendizagem significativa do conhecimento científico e a intervenção consciente. Assim, considerando a necessidade de realizar a educação cidadã e uma abordagem contextualizada da temática da água, observou-se a realidade das famílias de nossa região para a construção dessa proposta. Algumas famílias do interior do Nordeste ainda utilizam os furos como única forma de abastecimento de água para suas casas, principalmente durante o período de seca, neste caso, a água armazenada nos furos é majoritariamente salobra (rica em sais dissolvidos como: cloreto de sódio, cálcio, magnésio e potássio). Assim, com base nessas observações, foi construída uma unidade didática com o tema água e relacionada à construção de um destilador de água utilizando energia solar para investigar o processo de separação de misturas e purificação de água salobra encontrada em fossas sépticas em residências familiares. no interior de Alagoas. E, ao mesmo tempo, use esse tema para abordar o conteúdo de ciências naturais específico da disciplina de química.

Abstract

Contextualization in science teaching has been defended by official guidelines, educators and researchers as a guiding principle for an education focused on citizenship that enables meaningful learning of scientific knowledge and conscious intervention. Thus, considering the need to carry out citizenship education and a contextualized approach to the water theme, the reality of families in our region was observed to build this proposal. Some families in the interior of the Northeast still use water holes as the only way to supply water to their homes, especially during the dry season, in this case, the water stored in the waterholes is mostly brackish (rich in dissolved salts such as: sodium chloride, calcium, magnesium and potassium). Thus, based on these observations, a teaching unit was built with the theme water and related to the construction of a water distiller using solar energy to investigate the process of separating mixtures and purifying brackish water found in septic tanks in family homes. in the interior of Alagoas. And at the same time, use this theme to address natural science content specific to the chemistry discipline.

Orientador(a)
Dr.ª Cardoso, Sílvia Helena.
Banca Examinadora
Dr. Santos, Diógenes Meneses dos.
Me. Costa, Marcelo Capistrano.
Palavras-chave
Ensino de ciências.
Educação cidadã.
Unidade didática.
Água - Purificação.
Destilador solar.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
26
Observações


Não foi possível exibir o PDF