Jogos populares no Programa Esporte na UFAL: contribuições à formação do/a licenciando/a em Educação física do_ Campus_ Arapiraca
Jogos populares no Programa Esporte na UFAL: contribuições à formação do/a licenciando/a em Educação física do Campus Arapiraca
<ana,pacheco@arapiraca.ufal.br>
Objetivamos analisar as contribuições da modalidade Jogos Populares no Programa Esporte na Ufal à formação do/a licenciando/a em Educação Física do Campus Arapiraca. A fundamentação teórica da pesquisa se deu a partir das seguintes temáticas e autores: Jogos Populares a partir das contribuições de Kishmoto (1998, 2002, 2005) e Huizinga (1980); jogo e cultura dialogamos com o Coletivo de Autores (1992), Marques e Krug (2009), Picollo (2009) e Darido (2003, 2005, 2007); relação do jogo e da Educação Física, consideramos Escobar (1990), Brasileiro e Marcassa (2008). Os procedimentos metodológicos utilizados para a coleta de dados foram através de uma entrevista semiestruturada, gravada e transcrita, sendo a amostra cinco participantes da modalidade. Para a análise dos dados utilizamos a técnica descritiva e interpretativa (Lakatos; Marconi; 2003) (Triviños, 1987). Constatamos que o Programa Esporte na Ufal contribuiu na formação dos licenciandos/as em Educação Física ao possibilitar a vivência prática de jogos populares e tradicionais, promovendo o contato com diferentes manifestações culturais, ampliando o repertório de intervenções didáticas e favorecendo a criação de propostas mais flexíveis e sensíveis às realidades escolares. Além disso, a experiência permitiu que os participantes reconhecessem o potencial educativo dos jogos, incorporando-os como recurso pedagógico relevante e acessível no cotidiano da prática docente.
We aim to analyze the contributions of the Popular Games modality in the "Esporte na Ufal" Program to the training of Physical Education students at the Arapiraca campus. The theoretical foundation of the research was based on the following themes and authors: Popular Games, drawing on the contributions of Kishimoto (1998, 2002, 2005) and Huizinga (1980); game and culture, engaging with the Collective of Authors (1992), Marques and Krug (2009), Picollo (2009), and Darido (2003, 2005, 2007); the relationship between games and Physical Education, considering the works of Escobar (1990), Brasileiro and Marcassa (2008). The methodological procedures used for data collection involved a semi-structured interview, recorded and transcribed, with a sample of five participants from the modality. For data analysis, we applied descriptive and interpretive techniques (Lakatos; Marconi, 2003) (Triviños, 1987). We found that the "Esporte na Ufal" Program contributed to the training of Physical Education students by providing them with practical experience in popular and traditional games, promoting contact with different cultural manifestations, expanding their repertoire of didactic interventions, and favoring the creation of more flexible and contextsensitive proposals for school realities. Furthermore, the experience allowed participants to recognize the educational potential of games, incorporating them as relevant and accessible pedagogical resources in the everyday practice of teaching.
Ma. Santos, Petra Schnneider Lima dos.
Jogos.
Jogos populares.