Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de bioquímica: uma revisão sistemática

Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de bioquímica: uma revisão sistemática

Autor(a)
Oliveira, Bruna Kélvia Alves de.
<brunakelvia@hotmail.com>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
12/05/2025
Curso/Outros
Mestrado Ens. e Form. de Prof. (PPGEFOP)
Número de folhas
98
Tipo
Dissertação
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de Bioquímica, com foco nas características dos problemas utilizados e nos recursos de avaliação descritos na literatura sobre esse tema. Realizou-se uma Revisão Sistemática (RS) seguindo as etapas de Tranfield, Denyer e Smart (2003), buscando artigos científicos em duas bases de dados, Scopus e Education Resources Information Center (ERIC). Os resultados sugerem que os problemas motivadores na ABP para o ensino de Bioquímica podem ser classificados em maioria como “menos estruturados” e “complexos”, aprimorando habilidades avançadas de resolução, como iniciativa e autonomia, indo além da simples memorização de conteúdo. Além disso, verificou-se que problemas classificados como “específicos" em Bioquímica permitem que o estudante explore de forma mais detalhada os conceitos, enquanto problemas mais “gerais” colaboram no desenvolvimento de outras habilidades essenciais, como gestão de tempo e proficiência digital. Este estudo trouxe a contribuição da classificação em relação ao contexto do problema motivador e identificou que a maioria deles é compreendido como problemas de contexto Narrativo. Já a análise dos recursos avaliativos descritos nos artigos selecionados para a RS revela uma maior preocupação com a avaliação da metodologia ABP, em detrimento da avaliação dos conteúdos específicos de Bioquímica. Além disso, os questionários, especialmente aqueles com respostas em escala, emergem como o principal recurso de avaliação da aplicação da ABP nos estudos revisados. Em relação aos recursos avaliativos do conhecimento bioquímico, constatou-se a predominância do “Exame Final”, que se trata de provas mistas, questões discursivas, questões de terminologia, estudos de caso etc.; o que enriquece a análise das competências dos alunos. Também se percebeu uma carência de instrumentos que avaliem a perspectiva dos professores e tutores sobre a aplicação da ABP, sobre a predominância de estudos focados na satisfação discente. Conclui-se que uso da metodologia ABP possui potencial para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, sendo uma metodologia promissora para educadores e pesquisadores no ensino de Bioquímica.

Abstract

This study aims to analyze the application of Problem-Based Learning (PBL) in the teaching of Biochemistry, focusing on the characteristics of the problems used and the assessment resources described in the literature on this topic. A Systematic Review (SR) was carried out following the steps of Tranfield, Denyer and Smart (2003), searching for scientific articles in two databases, Scopus and Education Resources Information Center (ERIC). The results suggest that the motivating problems in PBL for the teaching of Biochemistry can be classified mostly as “less structured” and “complex”, improving advanced problem-solving skills, such as initiative and autonomy, going beyond the simple memorization of content. In addition, it was found that problems classified as “specific” in Biochemistry allow the student to explore the concepts in more detail, while more “general” problems collaborate in the development of other essential skills, such as time management and digital proficiency. This study contributed to the classification in relation to the context of the motivating problem and identified that most of them are understood as problems of Narrative context. The analysis of the assessment resources described in the articles selected for the SR reveals a greater concern with the assessment of the PBL methodology, with less emphasis on the assessment of specific Biochemistry contents. In addition, questionnaires, especially those with scaled responses, emerge as the main resource for assessing the application of PBL in the reviewed studies. Regarding the assessment resources of biochemical knowledge, the predominance of the “Final Exam” was found, which consists of mixed tests, discursive questions, terminology questions, case studies, among others; which enriches the analysis of students' skills. It was also noted a lack of instruments that assess the perspective of teachers and tutors on the application of PBL, regarding the predominance of studies focused on student satisfaction. It is concluded that the use of the PBL methodology has the potential to enrich the teaching-learning process, being a promising methodology for educators and researchers in the teaching of Biochemistry.

Orientador(a)
Dr. Yamashita, Miyuki.
Banca Examinadora
Dr.ª Wenzel, Judite Scherer.
Dr. Francisco, Welington.
Palavras-chave
Resolução de problemas.
Aprendizagem Baseada em Problemas.
Bioquímica - Estudo e ensino.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
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