Limites e possibilidades do ensino do conteúdo basquetebol nas aulas de educação física escolar do Ensino fundamental II em uma escola pública da cidade de Traipu - AL
Limites e possibilidades do ensino do conteúdo basquetebol nas aulas de educação física escolar do Ensino fundamental II em uma escola pública da cidade de Traipu - AL
<felipe,mota@arapiraca.ufal.br>
Analisamos os limites e possibilidades do ensino do conteúdo basquetebol nas aulas de Educação Física Escolar do ensino fundamental II em uma escola pública municipal de Traipu- Alagoas. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa e de campo, como instrumento de coleta de dados utilizamos uma entrevista semiestruturada, realizada com um sujeito. A técnica utilizada para a análise dos dados coletados foi a descritiva e interpretativa, onde foi possível identificar que a organização do conteúdo é feita bimestralmente, porém não foram relatados os procedimentos de ensino utilizados durante as aulas. A avaliação dos estudantes ocorre por meio de trabalhos, provas e simulados. Os objetivos do ensino do basquetebol são compreendidos pelo sujeito como sendo o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao arremesso, à lateralidade e ao passe. O principal fator limitante para o trato do conteúdo é a falta de espaço físico adequado para as aulas. Conclui-se que conteúdo basquetebol é tratado predominantemente de forma tecnicista e esportivista. No entanto, conforme discutido ao longo da pesquisa, existem outras possibilidades pedagógicas que podem favorecer uma apropriação mais ampla, crítica e significativa por parte dos estudantes.
We analyzed the pedagogical treatment of basketball content in Physical Education classes in elementary school II of municipal public schools in Traipu, Alagoas. This was a qualitative field study, with a semi-structured interview conducted with a teacher as the data collection instrument. The technique used to analyze the collected data was descriptive and interpretative, where it was possible to identify that the content is organized bimonthly, but the teaching procedures used during the classes were not reported. The students are assessed through assignments, tests and simulations. The main objectives of teaching basketball are understood by the subject as being the development of skills related to shooting, laterality and passing. The main limiting factor for the treatment of the content is the lack of adequate physical space for classes. It is concluded that basketball content is predominantly treated in a technical and sporting way. However, as discussed throughout the research, there are other pedagogical possibilities that can favor a broader, more critical and significant appropriation by students
Dr. Silva, Irinaldo Deodato.
Esportes escolares.
Basquetebol.
Jogos de bola.