Uma maneira de melhorar o desempenho dos alunos dos anos finais do Ensino fundamental em resolver problemas olímpicos de geometria
Uma maneira de melhorar o desempenho dos alunos dos anos finais do Ensino fundamental em resolver problemas olímpicos de geometria
<jaelson.araujo@arapiraca.ufal.br>
Este trabalho tem como meta melhorar o ensino da matemática através da resolução de problemas olímpicos de geometria e melhorar o desempenho dos alunos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Taquarana. Sabe-se que a matemática desempenha um papel central na formação intelectual dos estudantes, promovendo o aprimoramento do pensamento lógico, a análise crítica e a construção de conhecimento estruturado. Nessa perspectiva, a resolução problemas olímpicos de geometria é uma excelente ferramenta pedagógica para desenvolver habilidades matemáticas, pois diferentemente dos problemas tradicionais encontrados no currículo escolar, os desafios apresentados em olimpíadas de matemática promove o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e da capacidade de abstração no ensino e aprendizagem da matemática. Além disso, os problemas de geometria permite fazer com que os estudantes conectem a teoria geométrica com situações que podem ser vivenciadas no dia a dia. A fim de se obter os objetos, foi feito uma pesquisa com alunos dos anos finais do ensino fundamental visando entender o nível de dificuldade dos alunos e para traçar um plano de ação. Com isso, a metodologia da dissertação foi composta por pesquisa ação com a aplicação de um minicurso voltado para a resolução de problemas olímpicos de geometria. Os resultados desta pesquisa nos mostraram que os alunos participantes do minicurso se mostraram mais habilidosos e confiantes em resolver os problemas de geometria, expressando diferentes formas de resolver os problemas.
The goal of this study is to improve the teaching of mathematics by solving geometry olympic problems and to improve the performance of eighth-grade elementary school students in a public school in the city of Taquarana. It is known that mathematics plays a central role in the intellectual development of students, promoting the improvement of logical thinking, critical analysis, and the construction of structured knowledge. From this perspective, solving geometry olympic problems is an excellent pedagogical tool for developing mathematical skills, because unlike traditional problems found in the school curriculum, the challenges presented in mathematics olympics promote the development of logical reasoning, creativity, and the capacity for abstraction in the teaching and learning of mathematics. In addition, geometry problems allow students to connect geometric theory with situations that can be experienced in everyday life. In order to obtain the objects, a survey was conducted with students in the final years of elementary school in order to understand the level of difficulty of the students and to outline an action plan. Therefore, the methodology of the dissertation was composed of action research with the application of a mini-course focused on solving geometry Olympic problems. The results of this research showed us that the students participating in the mini-course were more skilled and confident in solving geometry problems, expressing different ways of solving the problems.
Dr.ª Silva, Vanessa Lúcia da.
Matemática.
Olímpiadas - Matemática.