O uso de simulações numéricas no ensino de ondas
O uso de simulações numéricas no ensino de ondas
<jose.vital@arapiraca.ufal.br>
O ensino de Física, muitas vezes, apresenta-se de forma abstrata e desafiadora para os alunos, fazendo com que a interpretação não seja imediata, assim sendo o uso de ferramentas a fim de apoiar o conteúdo ganha cada vez mais força com o avanço tecnológico atual. Nesse sentido o uso de ferramentas que seja possível a interação dos alunos agrega cada vez mais como componente didático no dia a dia escolar. O uso da linguagem de programação Python permite a criação de figuras e animações interativas facilitando o engajamento dos alunos. Nesse trabalho vamos mostrar como ao utilizar ferramentas acessíveis e uma linguagem de programação podem auxiliar no ensino da Física instigando a participação e superando desafios.
Physics teaching is often presented in an abstract and challenging way for students, making interpretation not immediate. Therefore, the use of tools to support content gains increasing importance with the current technological advancement. In this sense, the use of tools that allow student interaction adds value as a didactic component in the school routine. The use of the Python programming language enables the creation of interactive figures and animations, facilitating student engagement. This paper will demonstrate how accessible tools and a programming language can assist in teaching Physics, encouraging participation and overcoming challenges.
Dr. Albuquerque, Samuel Silva de.
Ferramentas didáticas.
Mecânica quântica.
Ensino de física.
Animação por computador.