Trato com o conhecimento do esporte adaptado na Educação básica: contradições e possibilidades a partir do estágio supervisionado em Educação física
Trato com o conhecimento do esporte adaptado na Educação básica: contradições e possibilidades a partir do estágio supervisionado em Educação física
<gabriel.barros@arapiraca.ufal.br>
Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa o trato com o conhecimento do conteúdo Esporte Adaptado nas aulas de Educação Física Escolar, com base nas experiências do Estágio Supervisionado realizado em uma escola pública de Arapiraca-AL. O problema deste trabalho é: quais são as contradições e possibilidades para esse trato pedagógico no contexto do estágio? O objetivo foi compreender como práticas educativas podem favorecer a inclusão de estudantes com deficiência por meio da abordagem Crítico-Superadora e da pedagogia Histórico-Crítica. A pesquisa utilizou uma análise documental do relatório de estágio. Os resultados evidenciam desafios estruturais e pedagógicos, mas também demonstram que é possível promover uma prática inclusiva, crítica e transformadora, através de um Esporte Adaptado que deve ser abordado como um conteúdo que ultrapassa a técnica, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico, da valorização da diversidade e da formação cidadã.
This undergraduate thesis analyzes the approach to knowledge regarding Adapted Sports content in school Physical Education classes, based on the experiences of Supervised Internship carried out in a public school in Arapiraca, Brazil. The central research question is: what are the contradictions and possibilities of this pedagogical approach within the internship context? The objective was to understand how educational practices can promote the inclusion of students with disabilities through the Critical-Supererogatory approach and Historical-Critical pedagogy. The research employed a documentary analysis of the internship report. The results reveal structural and pedagogical challenges, but also demonstrate that it is possible to foster an inclusive, critical, and transformative educational practice. Adapted Sports should be addressed not merely as a set of techniques, but as meaningful content that contributes to the development of critical thinking, appreciation of diversity, and the formation of active and conscious citizens.
Dr.ª Silva, Janaíla dos Santos.
Esportes escolares.
Basquetebol.
Jogos de bola.