A literatura de cordel escrita por mulheres: de um passado de exclusão a um presente de protagonismo

A literatura de cordel escrita por mulheres: de um passado de exclusão a um presente de protagonismo

Autor(a)
Oliveira, Mayara Ferreira de.
<mayara.oliveira@arapiraca.ufal.br>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
04/04/2025
Curso/Outros
Letras - Língua Portuguesa
Número de folhas
57
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este trabalho tem como objetivo problematizar, historicamente, o silenciamento, a representação e a autoria feminina na Literatura de Cordel, considerando que, primordialmente, tratava-se de uma manifestação literária eminentemente masculina. Assim, esta pesquisa busca traçar uma linha do tempo para compreender aspectos do cordel escrito por mulheres, detendo- se na trajetória das cordelistas Maria das Neves Batista Pimentel, Maria José de Oliveira, Dalinha Catunda e Jarid Arraes. Para tanto, o corpus analisado é composto por quatro folhetos: Violino do Diabo (1938), de Pimentel; Ou sou ou deixo de ser (1977), de Maria José de Oliveira; Herdeiras de Maria (2017), de Dalinha Catunda; e Esperança Garcia (2017), de Jarid Arraes. Tomando tais textos como ponto de partida, espera-se evidenciar a trajetória da literatura de cordel no tocante à autoria de mulheres e à representação de temas ligados à identidade feminina e ao papel desempenhado pela mulher na sociedade. Metodologicamente, o trabalho vale-se de conceitos formulados, especialmente, por autoras como Mendonça (1993), Lajolo (1995), Lemaire (2010), Gonzalez (1988, 2011), Queiroz (2006) e Spivak (2010), além da análise dos cordéis. Com a pesquisa, pretende-se, então, destacar a importância da literatura de cordel produzida por mulheres, aprofundar o debate sobre as cordelistas e evidenciar a literatura de autoria feminina como um espaço de resistência e transformação.

Abstract

This paper aims to problematize, historically, the silencing, representation and female authorship in Cordel Literature, considering that, primarily, it was an eminently male literary manifestation. Thus, this research seeks to trace a timeline to understand aspects of cordel written by women, focusing on the trajectory of the cordel writers Maria das Neves Batista Pimentel, Maria José de Oliveira, Dalinha Catunda and Jarid Arraes. To this end, the corpus analyzed is composed of four pamphlets: Violino do Diabo (1938), by Pimentel; Ou sou ou deixo de ser (1977), by Maria José de Oliveira; Herdeiras de Maria (2017), by Dalinha Catunda; and Esperança Garcia (2017), by Jarid Arraes. Taking these texts as a starting point, we hope to highlight the trajectory of cordel literature regarding female authorship and the representation of themes related to female identity and the role played by women in society. Methodologically, the work uses concepts formulated especially by authors such as Mendonça (1993), Lajolo (1995), Lemaire (2010), Gonzalez (1988, 2011), Queiroz (2006) and Spivak (2010), in addition to the analysis of cordéis. With the research, I intend, then, to highlight the importance of cordel literature produced by women, deepen the debate on cordelistas and highlight literature authored by women as a space of resistance and transformation.

Orientador(a)
Dr.ª Mendes, Karla Renata.
Banca Examinadora
Dr.ª Santos, Helenice Fragoso dos.
Santos, Jaiane Beatriz Cavalcante dos.
Palavras-chave
Linguística.
Mulheres na literatura.
Escritoras.
Literatura de cordel brasileira.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
8.00.00.00-2 Linguística, letras e artes.
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