Possibilidades e desafios para a efetivação das políticas de acessibilidade na Universidade Federal de Alagoas: um estudo sobre os núcleos de acessibilidade

Possibilidades e desafios para a efetivação das políticas de acessibilidade na Universidade Federal de Alagoas: um estudo sobre os núcleos de acessibilidade

Autor(a)
Lima, Karla Maria Pereira de.
<karla89lima@gmail.com> Santos, Maria Victória de Fátima Bezerra dos.
<mariavfb2@gmail.com>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
22/07/2025
Curso/Outros
Psicologia (U. E. Palmeira dos Índios)
Número de folhas
207
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Resumo

Este trabalho surgiu de vivências e inquietações relacionadas ao atendimento de estudantes pelo Núcleo de Acessibilidade (NAC), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialmente diante das demandas de saúde mental e à inclusão no ensino superior. A partir disso, objetivou refletir sobre o potencial de atendimento e acompanhamento psicológico das demandas apresentadas pelo públic alvo do Núcleo de Acessibilidade nos diversos campi da Universidade Federal de Alagoas, abrangendo o Campus A. C. Simões, o Campus Arapiraca (Unidades de Ensino de Arapiraca, Palmeira dos Índios e Penedo), o Campus Sertão (Unidades de Ensino de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema) e o Centro de Ciências Agrárias – CECA (Unidades de Ensino de Rio Largo e Viçosa). Além disso, o estudo buscou compreender as ações que levaram à criação do NAC, considerando os aspectos históricos, legais, políticos e metodológicos envolvidos em sua constituição. A pesquisa está fundamentada no referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky, que compreende o sujeito em suas relações sociais e culturais. Adotou-se uma abordagem quanti-qualitativa, com análise documental e de conteúdo, conforme Bardin (2016). A técnica investigativa utilizada foi a pesquisa participante, tendo como principal instrumento a entrevista semiestruturada. Quanto aos procedimentos metodológicos, foram realizados levantamentos documentais com base em documentos públicos disponíveis no site da UFAL, considerando o recorte temporal 2018 a 2024. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 10 (dez) atendidos pelos núcleos, distribuídos da seguinte forma: 02 (dois) Ac. Simões, 02 (dois) Arapiraca, 02 (dois) Palmeira dos Índios, 2 (dois) Sertão - Delmiro Gouveia, 01 (um) Ceca - Rio Largo, 01 (um) Penedo. Os dados coletados foram organizados em três categorias analíticas previamente definidas, a saber: Categoria 1 - Estrutura e Temporalidade; Categoria 2 - Impactos Emocionais e Categoria 3 - Aspectos Legais. Os resultados evidenciam a necessidade urgente de fortalecimento das ações intersetoriais que integrem acessibilidade, inclusão e promoção da saúde mental de forma efetiva, uma vez que as práticas cotidianas divergem das seguridades legais previstas. Ainda revelam que os Núcleos de Acessibilidade estudados enfrentam inúmeras dificuldades e desafios, sobretudo relacionados à escassez de profissionais com formação específica, incluindo a ausência ou o número insuficientes de psicólogos atuantes do setor, o que compromete a qualidade do atendimento e o desenvolvimento de ações contínuas de apoio psicossocial. O trabalho está estruturado em 7 (sete) capítulos, que abordam aspectos metodológicos, fundamentação teórica e análise de dados, concluindo pela necessidade de avanços na implementação de políticas públicas que atendam às demandas do público atendido pelo NAC da Universidade Federal de Alagoas, contribuindo para a consolidação de uma educação inclusiva e acessível.

Abstract

This work arose from experiences and concerns related to the support of students by the Accessibility Center (NAC-UFAL), especially regarding mental health demands and inclusion in higher education. From this, it aimed to reflect on the potential for psychological support and monitoring of the demands presented by the target audience of the Accessibility Center across the various campuses of the Federal University of Alagoas, including the A. C. Simões Campus, the Arapiraca Campus (Arapiraca, Palmeira dos Índios, and Penedo Teaching Units), the Sertão Campus (Delmiro Gouveia and Santana do Ipanema Teaching Units), and the Center for Agricultural Sciences - CECA (Rio Largo and Viçosa Teaching Units), seeking to understand the actions that led to the creation of the NAC, considering the historical, legal, political, and methodological aspects involved in its establishment. The research is based on the theoretical framework of Vygotsky's Historical-Cultural Psychology, which understands the subject in their social and cultural relationships. A quantitative-qualitative approach was adopted, with documentary and content analysis, according to Bardin (2016). The investigative technique used was participant research, with the main instrument being the semi-structured interview. Regarding methodological procedures, documentary surveys were conducted based on public documents available on the UFAL website, considering the temporal framework from 2018 to 2024. Semi-structured interviews were conducted with 10 (ten) individuals served by the centers, distributed as follows: 02 (two) Ac. Simões, 02 (two) Arapiraca, 02 (two) Palmeira dos Índios, 2 (two) Sertão - Delmiro Gouveia, 01 (one) Ceca - Rio Largo, 01 (one) Penedo. The collected data were organized into three pre-defined analytical categories, namely: Category 1 - Structure and Temporality; Category 2 - Emotional Impacts; and Category 3 - Legal Aspects. The results highlight the urgent need to strengthen intersectoral actions that integrate accessibility, inclusion, and mental health promotion effectively, as daily practices diverge from the legal securities provided. They also reveal that the Accessibility Centers studied face numerous difficulties and challenges, particularly related to the shortage of professionals with specific training, including the absence or insufficient number of active psychologists in the sector, which compromises the quality of care and the development of continuous psychosocial support actions. The work is structured into 7 (seven) chapters, addressing methodological aspects, theoretical foundations, and data analysis, concluding with the need for advances in the implementation of public policies that meet the demands of the audience served by the NAC of the Federal University of Alagoas, contributing to the consolidation of inclusive and accessible education.

Orientador(a)
Dr. Silva, Lucas Pereira da.
Banca Examinadora
Dr. Santos, Antonio César de Holanda.
Esp. Micena Neta, Carlinda Cordeiro de.
Palavras-chave
Educação especial.
Inclusão escolar – Deficientes.
Educação inclusiva.
Projeto de acessibilidade.
Pessoas com deficiência - Acessibilidade.
Política de acessibilidade.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSPI.
Categorias CNPQ
7.00.00.00-0 Ciências humanas.
Visualizações
75
Observações

Acesso restrito solicitado pelas autoras. Provável liberação em 24 jul. 2026.