Assédio moral no ensino superior: uma revisão integrativa (2010-2025)
Assédio moral no ensino superior: uma revisão integrativa (2010-2025)
<suelyf19@gmail.com>
Considera-se como assédio moral no ensino superior as condutas abusivas, repetitivas e intencionais que causam danos à dignidade e à integridade psíquica de docentes, discentes e técnicos-administrativos. Justifica-se a realização deste estudo diante do crescente número de denúncias e da persistência de práticas de assédio nas instituições de ensino superior, especialmente nas universidades públicas brasileiras, onde muitas vezes há silenciamento institucional e ausência de políticas eficazes de prevenção e enfrentamento. Este estudo tem como objetivo analisar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, a produção científica sobre o assédio moral no contexto das instituições de ensino superior brasileiras, destacando suas características, sujeitos envolvidos, impactos e estratégias de enfrentamento. A revisão foi realizada a partir da seleção de artigos científicos publicados entre os anos de 2010 e 2025, disponíveis nas bases de dados da CAPES, utilizando os descritores “assédio moral” e “ensino superior”. A análise dos artigos selecionados evidenciou que o assédio moral se manifesta por meio de práticas sutis e persistentes, como isolamento, desqualificação profissional, sobrecarga de tarefas, perseguições e ameaças veladas, afetando principalmente mulheres, professores em início de carreira, estudantes e servidores técnico-administrativos. A maioria dos estudos é de natureza qualitativa, com abordagens fenomenológicas, estudos de caso e análises documentais. Foram identificadas lacunas na legislação e na gestão institucional, que muitas vezes se mostram omissas ou coniventes diante das situações de violência simbólica. Os impactos do assédio moral vão desde o adoecimento psíquico e emocional até o comprometimento das relações interpessoais e da qualidade do trabalho acadêmico. Como recomendação, os autores destacam a necessidade de políticas institucionais claras, canais de denúncia efetivos, ações educativas e espaços de escuta e acolhimento. A revisão integrativa possibilitou uma compreensão abrangente da urgência de enfrentamento do assédio moral no ambiente universitário como condição essencial para a promoção de um ensino superior ético, saudável e inclusivo.
Bullying in higher education is defined as abusive, repetitive, and intentional behavior that harms the dignity and psychological integrity of faculty, students, and administrative staff. This study is justified by the growing number of reports and the persistence of harassment practices in higher education institutions, especially in Brazilian public universities, where institutional silence and a lack of effective prevention and response policies are often present. This study aims to analyze, through an integrative literature review, the scientific literature on bullying in the context of Brazilian higher education institutions, highlighting its characteristics, subjects involved, impacts, and coping strategies. The review was conducted based on a selection of scientific articles published between 2010 and 2025, available in the CAPES databases, using the descriptors bullying and higher education. The analysis of the selected articles revealed that bullying manifests itself through subtle and persistent practices, such as isolation, professional disqualification, overloading of tasks, persecution, and veiled threats, primarily affecting women, early-career professors, students, and technical-administrative staff. Most of the studies are qualitative in nature, using phenomenological approaches, case studies, and documentary analyses. Gaps in legislation and institutional management were identified, which often prove negligent or complicit in situations of symbolic violence. The impacts of bullying range from psychological and emotional illness to the impairment of interpersonal relationships and the quality of academic work. As a recommendation, the authors emphasize the need for clear institutional policies, effective reporting channels, educational initiatives, and spaces for listening and support. The integrative review provided a comprehensive understanding of the urgency of addressing bullying in the university environment as an essential condition for promoting ethical, healthy, and inclusive higher education.
Dr.ª Amorim, Maria Gorete Rodrigues de.
Assédio moral.
Educação superior.
Educação.