Ser mãe de uma criança com autismo: uma jornada de descobertas e crescimento
Ser mãe de uma criança com autismo: uma jornada de descobertas e crescimento
<janete.silva@arapiraca.ufal.br>
Este estudo qualitativo e autobiográfico investiga a experiência de uma mãe frente ao diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em seu filho. O trabalho busca preencher lacunas informacionais e de apoio, vivenciadas pela família, com o objetivo central de compartilhar essa jornada para fomentar uma compreensão mais humana e ética do TEA. Abordam-se os desafios diagnósticos e terapêuticos, bem como as conquistas alcançadas. A metodologia empregou pesquisa autobiográfica, sob uma perspectiva fenomenológica existencial, integrando a produção e análise de anotações pessoais da pesquisadora. Essa abordagem combinou o rigor acadêmico com a riqueza da experiência subjetiva, construindo uma narrativa que transcende o individual para gerar reflexões amplas sobre o autismo e a relevância das narrativas na formação de professores. Os resultados evidenciam obstáculos significativos na obtenção de um diagnóstico precoce e no acesso a terapias eficazes, bem como dificuldades na inclusão escolar, como a necessidade de currículos adaptados e estratégias de socialização. A pesquisa também revelou o potencial transformador da empatia e do comprometimento docente, que foram cruciais para a integração e o desenvolvimento notável do filho. O estudo conclui que o relato dessas experiências é fundamental para a capacitação de profissionais, o apoio às famílias e a promoção de práticas inclusivas, visando construir uma sociedade mais justa e que valorize a neurodiversidade.
This qualitative and autobiographical study investigates a mother's experience regarding her son's diagnosis of Autism Spectrum Disorder (ASD). The work aims to fill informational and support gaps experienced by the family, with the central objective of sharing this journey to foster a more humane and ethical understanding of ASD. It addresses diagnostic and therapeutic challenges, as well as achievements. The methodology employed autobiographical research, under an existential phenomenological perspective, integrating the production and analysis of the researcher's personal notes. This approach combined academic rigor with the richness of subjective experience, constructing a narrative that transcends the individual to generate broad reflections on autism and the relevance of narratives in teacher training. The results highlight significant obstacles in obtaining an early diagnosis and access to effective therapies, as well as difficulties in school inclusion, such as the need for adapted curricula and socialization strategies. The research also revealed the transformative potential of empathy and teaching commitment, which were crucial for the son's integration and remarkable development. The study concludes that reporting these experiences is fundamental for professional training, family support, and the promotion of inclusive practices, aiming to build a more just society that values neurodiversity
Dr.ª Cavalcante, Valéria Campos.
Educação.
Transtorno do Espectro Autista (TEA).