A precarização do trabalho docente e sua relação com a saúde mental: estudo de caso realizado em uma escola da rede estadual de Alagoas

A precarização do trabalho docente e sua relação com a saúde mental: estudo de caso realizado em uma escola da rede estadual de Alagoas

Autor(a)
Silva, Tatiane Tais Batista .
<tatianne.3020@gmail.com>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
23/05/2025
Curso/Outros
Administração
Número de folhas
64
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo verificar se a precarização do trabalho docente intensificada pela pandemia do Covid-19 impactou negativamente à saúde emocional dos educadores. A pesquisa foi motivada pela necessidade de pesquisas relacionadas ao tema e a importância de gerar discussões que contribuam para a transformação dessa realidade. Para alcançar o objetivo proposto, a metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória por meio de um estudo de caso com os professores da Escola Estadual Professor Pedro de França Reis situada na Cidade de Arapiraca – Alagoas. Para escolha dos respondentes foi utilizada a amostragem não probabilística, devido o número ser relativamente pequeno, a ferramenta utilizada para pesquisa foi um questionário aplicado por meio da plataforma formulário do google. Os resultados alcançados respondem a pergunta problema desta pesquisa, sugerindo a existência do efeito negativo da precarização do trabalho sobre a saúde mental dos referidos profissionais que foi agravada pela pandemia do Covid – 19 e demonstra que a crise sanitária aprofundou problemas que já estavam presentes desde o início da profissão. Ademais, foi revelado também as doenças desenvolvidas durante esse período como a ansiedade, depressão e síndrome do pânico decorrentes do estresse causado diante das circunstâncias laborais. Outra revelação, foram as atuais condições do trabalho onde mostrou uma melhora significativa em alguns aspectos, bem como, a persistência de empecilhos antigos. Em relação as condições durante e após o período pandêmico constatou - se que a Escola foi rápida nos processos internos tanto para aderir as mudanças quanto para retomada segura. As considerações finais apresentam as limitações do estudo adicionada às contribuições para Instituição e para os órgãos responsáveis pela gestão das Escolas Estaduais de Alagoas, auxiliando na criação de medidas eficazes para que venham solucionar o impasse. 

Abstract

This monography aims to verify whether the precariousness of teaching work intensified by the Covid-19 pandemic has negatively impacted the emotional health of educators. The research was motivated by the need for research related to the topic and the importance of generating discussions that contribute to the transformation of this reality. To achieve the proposed objective, the methodology used was an exploratory research through a case study with teachers from the Professor Pedro de França Reis State School located in the city of Arapiraca - Alagoas. To choose the respondents, non-probabilistic sampling was used, due to the relatively small number, the tool used for the research was a questionnaire applied through the Google form platform. The results achieved demonstrate the veracity of the hypothesis raised in this research, proving the existence of the negative effect of the precariousness of work on the mentality of these professionals, which was aggravated by the Covid-19 pandemic, demonstrating that the health crisis deepened problems that were already present previously. Furthermore, illnesses developed during this period were also revealed, such as anxiety, depression and panic syndrome resulting from stress caused by work circumstances. Another revelation was the current work conditions, which showed a significant improvement in some aspects, as well as the persistence of old obstacles. Regarding the conditions during and after the pandemic period, it was found that the School was quick in internal processes both to adhere to the changes and to safely resume. The final considerations present the contributions of the study to the Institution and to the bodies responsible for the management of the State Schools of Alagoas, helping to create effective measures to solve the impasse. 

Orientador(a)
Dr. Santos, Fabiano Santana dos.
Banca Examinadora
Me. Costa, Adriano César Rosa da.
Dr. Pavanelli, João Marcos Mott.
Palavras-chave
Administração de empresas.
Trabalho docente.
Pandemia - COVID-19 (Doença).
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
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