O impacto da tecnologia no processo de ensino durante a pandemia e sua adaptação como ferramenta que potencializa o aprendizado.

O impacto da tecnologia no processo de ensino durante a pandemia e sua adaptação como ferramenta que potencializa o aprendizado.

Autor(a)
Araújo, Raffael Santos.
<raffaelsax@gmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
29/11/2024
Curso/Outros
Sistemas da Informação (U.E. Penedo)
Número de folhas
24
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

O presente estudo, configurado como uma revisão de literatura, busca desvelar as profundas transformações que o campo educacional experimentou sob o impacto da pandemia de COVID-19, com ênfase no ensino remoto e nas tecnologias educacionais avançadas. A investigação explora de que maneira tecnologias contemporâneas – incluindo inteligência artificial, realidade aumentada e virtual, e Internet das Coisas (IoT) – contribuíram significativamente para a continuidade do processo de ensino aprendizagem, em um período marcado pela necessidade de distanciamento social compulsório, promovendo, assim, a integração de abordagens próprias da denominada Educação 4.0. O objetivo primordial deste estudo é examinar como a súbita transição para o ensino remoto, imposta pelas vicissitudes pandêmicas, catalisou a adoção de novas tecnologias e metodologias pedagógicas, reconfigurando a dinâmica educacional e acelerando modificações substanciais nas práticas didáticas. Entre os objetivos específicos, destaca-se: (1) a análise das desigualdades no acesso à educação nos períodos pré, durante e pós-pandêmico, com especial atenção às assimetrias digitais. Ademais, o estudo reflete sobre os legados perenes das inovações tecnológicas e metodológicas introduzidas durante o período pandêmico, discorrendo sobre a incorporação definitiva de práticas híbridas e o papel das tecnologias como elementos estruturantes do ensino futuro. Ao realizar uma análise crítica e aprofundada de artigos acadêmicos e investigações científicas, este estudo provê uma compreensão abrangente dos desafios, oportunidades e implicações que o contexto de transformação acelerada engendrou para o panorama educacional contemporâneo e prospectivo.

Abstract

This study, configured as a literature review, seeks to reveal the profound transformations that the educational field has experienced under the impact of the COVID-19 pandemic, with an emphasis on the emergency adaptation to remote teaching and the preponderant role of advanced educational technologies. The research explores how contemporary technologies – including artificial intelligence, augmented and virtual reality, and the Internet of Things (IoT) – have contributed significantly to the continuity of the teaching-learning process, in a period marked by the need for compulsory social distancing, thus promoting the integration of approaches specific to the so-called Education 4.0. The primary objective of this study is to examine how the sudden transition to remote teaching, imposed by the vicissitudes of the pandemic, catalyzed the adoption of new technologies and pedagogical methodologies, reconfiguring educational dynamics and accelerating substantial changes in teaching practices. The specific objectives include: (1) analyzing inequalities in access to education in the pre-, during, and post-pandemic periods, with special attention to digital asymmetries; (2) scrutinizing curricular and methodological adaptations implemented by educational institutions, aiming to maintain academic continuity through technological devices; and (3) assessing the impact of emerging technologies on the personalization of learning and the creation of more interactive, immersive, and responsive educational experiences to students' needs. Furthermore, the study reflects on the lasting legacies of technological and methodological innovations introduced during the pandemic period, discussing the definitive incorporation of hybrid practices and the role of technologies as structuring elements of future teaching. By carrying out a critical and in-depth analysis of academic articles and scientific research, this study provides a comprehensive understanding of the challenges, opportunities, and implications that the context of accelerated transformation has engendered for the contemporary and prospective educational landscape.

Orientador(a)
Dr. Santos Júnior, Jário José dos.
Banca Examinadora
Dr. Oliveira, Gustavo Henrique Ferreira de Miranda.
Dr. Santos, Valber Gregory Barbosa Costa Bezerra.
Palavras-chave
Metodologia.
Tecnologia .
Ensino remoto.
COVID-19 (Doença).
Educação .
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Visualizações
9
Observações


Não foi possível exibir o PDF