O uso das redes sociais como ferramenta estratégica de marketing para as micro e pequenas empresas da Região do Baixo São Francisco Sergipano.

O uso das redes sociais como ferramenta estratégica de marketing para as micro e pequenas empresas da Região do Baixo São Francisco Sergipano.

Autor(a)
Santos, Wilson Justo dos.
<wilsonjusto.si.123@gmail.com>
Ano de publicação
2024
Data da defesa
28/11/2024
Curso/Outros
Sistemas da Informação (U.E. Penedo)
Número de folhas
39
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional PENEDO
Resumo

Atualmente a adaptação às mudanças digitais tornou-se essencial para a competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), especialmente na região do Baixo São Francisco Sergipano, onde desafios financeiros e de conhecimento dificultam a adoção de estratégias eficazes de marketing digital. As redes sociais, no entanto, surgem como uma alternativa acessível para ampliar o mercado e fortalecer o relacionamento com os clientes. Este estudo foi motivado pela necessidade de essas empresas aprimorarem seu marketing por meio do uso estratégico das redes sociais. O problema central identificado está no uso das redes sociais de forma aleatória e sem um planejamento estratégico, o que restringe o alcance e a efetividade das ações de marketing. Deste modo, o objetivo geral deste estudo é analisar a utilização das redes sociais como ferramentas estratégica de marketing, especialmente nas empresas atendidas no Baixo São Francisco Sergipano pelo programa ALI Produtividade. A metodologia incluiu um diagnóstico detalhado, usando o Radar Inicial da Inovação e o Jamboard, para identificar os principais desafios enfrentados por estas empresas na área de marketing. Com base nesses resultados, propõe-se um planejamento de ações, um cronograma de postagens e capacitações voltadas para o uso otimizado das redes sociais. Os resultados mostram que 60% das empresas enfrentam dificuldades em marketing, principalmente devido à falta de planejamento e à dificuldade em criar conteúdos visuais atraentes. Conclui-se que o uso estratégico das redes sociais é essencial para o crescimento das MPEs, oferecendo um canal acessível e poderoso para ampliar o alcance e fortalecer o relacionamento com os clientes. Com um planejamento eficaz, essas plataformas podem deixar de ser apenas um meio de divulgação, transformando se em uma ferramenta de marketing que impulsiona o desenvolvimento e a competitividade dessas empresas.

Abstract

Currently, adapting to digital changes has become essential for the competitiveness of Micro and Small Enterprises (MSEs), especially in the Lower São Francisco region of Sergipe, where financial and knowledge challenges hinder the adoption of effective digital marketing strategies. Social networks, however, emerge as an affordable alternative to expand the market and strengthen customer relationships. This study was motivated by the need for these companies to improve their marketing through the strategic use of social networks. The central problem identified is the use of social networks randomly and without strategic planning, which restricts the reach and effectiveness of marketing actions. Thus, the general objective of this study is to analyze the use of social networks as strategic marketing tools, especially in companies served in the Lower São Francisco region of Sergipe by the ALI Productivity program. The methodology included a detailed diagnosis, using the Initial Innovation Radar and Jamboard, to identify the main challenges faced by these companies in the marketing area. Based on these results, we propose a plan of actions, a schedule of posts and training focused on the optimized use of social networks. The results show that 60% of companies face difficulties in marketing, mainly due to a lack of planning and difficulty in creating attractive visual content. We conclude that the strategic use of social networks is essential for the growth of SMEs, offering an accessible and powerful channel to expand reach and strengthen relationships with customers. With effective planning, these platforms can stop being just a means of advertising, becoming a marketing tool that drives the development and competitiveness of these companies.

Orientador(a)
Dr. Santos Júnior, Jário José dos.
Banca Examinadora
Dr. Oliveira, Gustavo Henrique Ferreira de Miranda.
Dr. Santos, Valber Gregory Barbosa Costa Bezerra.
Palavras-chave
Redes sociais.
Marketing digital.
Baixo São Francisco – Sergipe.
Programa ALI Produtividade.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção de Propriedade Intelectual (CPI) - BSP.
Categorias CNPQ
1.00.00.00-3 Ciências exatas e da terra.
Anexos
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