Os impactos da pandemia da SARS-COV-2 na motivação dos docentes do curso de bacharelado em Administração da Universidade Federal de Alagoas

Os impactos da pandemia da SARS-COV-2 na motivação dos docentes do curso de bacharelado em Administração da Universidade Federal de Alagoas

Autor(a)
Santos, Maria Geiciara de Oliveira.
<geiciara8@gmail.com>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
23/05/2025
Curso/Outros
Administração
Número de folhas
50
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar os impactos da pandemia da COVID-19 na motivação dos docentes do curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca. Por meio de uma abordagem metodológica que inclui pesquisa bibliográfica e estudo de caso com aplicação de questionário a cinco docentes, investigou-se a influência da pandemia na qualidade do ensino, nos desafios enfrentados e na suficiência dos recursos institucionais. Os resultados indicam que, embora os docentes tenham conseguido se adaptar ao ensino remoto com apoio da universidade, muitos relataram queda na motivação, aumento da carga de trabalho, dificuldades tecnológicas e desinteresse dos alunos. Conclui-se que é essencial que as instituições de ensino implementem políticas de suporte contínuo, capacitação tecnológica e valorização do corpo docente, especialmente em cenários de crise, a fim de garantir a qualidade do ensino e o bem-estar dos professores.

Abstract

This undergraduate thesis aims to analyze the impacts of the COVID-19 pandemic on the motivation of professors in the Administration program at the Federal University of Alagoas, Arapiraca campus. Using a methodological approach based on bibliographic research and a case study through a questionnaire applied to five professors, the study examined how the pandemic affected teaching quality, the challenges faced, and the adequacy of institutional support. The findings show that, despite successfully adapting to remote teaching with institutional assistance, many professors reported a decline in motivation, increased workload, technological difficulties, and student disengagement. The study concludes that educational institutions must implement continuous support policies, invest in technological training, and promote faculty appreciation—especially during crises—to ensure teaching quality and educator well-being.

Orientador(a)
Dr. Santos, Fabiano Santana dos.
Banca Examinadora
Me. Costa, Adriano César Rosa da.
Dr. Pavanelli, João Marcos Mott.
Palavras-chave
Administração.
Trabalho docente.
Ensino superior.
Pandemia - COVID-19 (Doença).
Ensino remoto.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
Visualizações
3
Observações


Não foi possível exibir o PDF