Os benefícios e desafios do uso das redes socias como ferramenta estratégica de vendas para microempreendedores individuais: estudo de caso

Os benefícios e desafios do uso das redes socias como ferramenta estratégica de vendas para microempreendedores individuais: estudo de caso

Autor(a)
Silva, Márcia Bernardo da.
<marciabernardes51@gmail.com>
Ano de publicação
2025
Data da defesa
05/06/2025
Curso/Outros
Administração
Número de folhas
50
Tipo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Local
UFAL, Campus Arapiraca, Unidade Educacional ARAPIRACA
Resumo

Esta pesquisa apresenta um estudo de caso sobre os benefícios e os desafios do uso do marketing digital como ferramenta estratégica de vendas para microempreendedores individuais (MEIs). O objetivo é analisar como o uso das redes sociais influencia as estratégias de vendas adotadas por MEIs no município de Coité do Nóia, Alagoas. Trata-se de uma pesquisa de campo, com a realização de entrevistas aplicadas a três microempreendedores individuais atuantes na cidade. Para embasar teoricamente o estudo, foi utilizada a pesquisa bibliográfica. Os resultados indicam que as redes sociais são vistas como uma oportunidade de expansão dos negócios. Todos os entrevistados relataram aumento nas vendas após ações de divulgação digital, sendo que 33% mencionaram a realização de parcerias com influenciadores como uma estratégia positiva nesse processo. Assim, evidencia-se que o uso das redes sociais tem contribuído para transformar a dinâmica de vendas dos MEIs, gerando novas possibilidades de crescimento. A pesquisa também ressalta a importância das estratégias digitais na adaptação dos empreendedores às exigências do mercado atual.

Abstract

This research presents a case study on the benefits and challenges of using digital marketing as a strategic sales tool for individual microentrepreneurs (MEIs). The objective is to analyze how the use of social media influences sales strategies adopted by MEIs in the municipality of Coité do Nóia, Alagoas, Brazil. The study is based on field research conducted through interviews with three local microentrepreneurs. A bibliographic review was used to support the theoretical framework. The results indicate that social media is perceived as an opportunity for business growth. All interviewees reported an increase in sales after digital promotion actions, with 33% mentioning partnerships with influencers as an effective strategy. Thus, it is evident that the use of social networks has contributed to transforming the sales dynamics of MEIs, creating new growth opportunities. The research also highlights the relevance of digital strategies in helping entrepreneurs adapt to the current market demands.

Orientador(a)
Ma. Souza, Emanuelle de Sales Oliveira.
Banca Examinadora
Dr.ª Souza, Ademária Aparecida de.
Dr. Silva, Egberto Pedro da.
Palavras-chave
Administração.
Marketing digital.
Vendas - Estratégias.
Áreas do Conhecimento/Localização
Coleção Propriedade Intelectual (CPI) - BSCA.
Categorias CNPQ
6.00.00.00-7 Ciências sociais aplicadas.
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